SAÚDE EM CRISE

Bancada do Oeste se mobiliza e Hospital Regional vai ficar 12 meses sob gestão do Governo do Estado

Instituição atravessa séria crise financeira há muitos anos

Bancada do Oeste se mobiliza e Hospital Regional vai ficar 12 meses sob gestão do Governo do Estado
Hospital vai ficar sob responsabilidade do Governo do Estado por 12 meses / FOTO DIVULGAÇÃO

A reunião da Bancada do Oeste trouxe uma perspectiva para o futuro do Hospital Regional do Oeste. A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, confirmou que o Estado vai se responsabilizar pela gestão do hospital por 12 meses, mas a administração segue com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Também foi contratada uma consultoria para ajudar na meta de redução de dívidas e na ampliação do atendimento.

Uma equipe do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está realizando consultoria e planejamento para ajustar a gestão e as contas do HRO. Após visitas entre fevereiro e março, foi apresentado um diagnóstico neste mês à Secretaria de Estado da Saúde.

O próximo passo, agora, é fazer um planejamento estratégico que vai estabelecer, na prática, o que o hospital precisa fazer para melhorar a gestão e garantir a redução das despesas, além de ampliar a capacidade de atendimento e serviços.

A coordenadora da Bancada do Oeste, a deputada Luciane Carminatti (PT), saiu otimista da reunião. “Eu acredito que demos hoje um passo fundamental. Não é uma coisa imediata, nem de um dia ou dois. Mas agora estamos identificando os problemas e as possíveis saídas. Eu tenho certeza de que em curto, médio e longo prazo nós teremos uma outra condição de atendimento no hospital regional”, afirma.

Os problemas com o Hospital Regional do Oeste vêm se acumulando ao longo de anos. A administração pede mais recursos, enquanto o Governo do Estado defende que os valores pagos já são suficientes. Enquanto isso, faltam médicos e serviços para garantir o atendimento de pacientes de 130 municípios da região.

“Do ano passado para cá, a Bancada do Oeste tem sido mais incisiva na exigência que a Secretaria de Estado da Saúde apresentasse um resultado mais efetivo. Nós temos problemas acumulados, tanto do ponto de vista da fila de cirurgias quanto dos procedimentos. E a produtividade pode ser melhor no hospital”, destaca.

Carminatti destaca que a Bancada do Oeste vai continuar dialogando com a consultoria, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e acompanhando as melhorias a serem implementadas.

Sobre o hospital

O Hospital Regional do Oeste atende uma população de 1,3 milhão de habitantes de 130 municípios. É referência em alta complexidade para neurocirurgia, gestação de alto risco. Recebe também casos urgências e emergências.

Imagens

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube