Lideranças discutem prioridades da saúde pública no Vale Europeu

O objetivo dessa aproximação é alinhar soluções conjuntas que atendam às demandas em saúde da região.

Secretaria Carmem Zanoto recebendo a pauta de reivindicaçõesFOTO MICHELE PRADA/AMVE

As dificuldades enfrentadas pela área da saúde pública no Vale Europeu foi tema de um encontro com a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanoto, na manhã de sábado, dia 13, em Blumenau. A iniciativa foi da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). O secretário Municipal da Saúde, Júnior Hostins, representou a Prefeitura de Gaspar. Uma pauta de reivindicações foi apresentada, com destaque para a revisão da Política Hospitalar Catarinense, que tem sido objeto de discussão há bastante tempo. Em matéria publicada na edição do Jornal Metas do último sábado (13), o secretário revelou que o Governo do Estado deveria repassar, desde março de 2022, cerca de R$ 400 mil por mês para o Hospital de Gaspar, mas que isso nunca aconteceu. Por isso, a Prefeitura precisou ingressar na justiça para tentar receber estes valores atrasados.

O presidente da AMVE, prefeito Mário Hildebrandt, enfatizou a necessidade de revisão de contratos e de padronização dos planos operativos em todo o estado no que tange à gestão hospitalar. Segundo ele, as prefeituras investem financeiramente em hospitais fora de seus limites territoriais para garantir atendimento à população no município.

Municípios cobraram da secretária o cumprimento da Política Hospitalar CatarinenseFOTO: MICHELE PRADA

Outro pedido foi a habilitação de novas unidades de terapia intensiva pediátrica, neonatal e adulta, bem como acesso a leitos de psiquiatria infantil. “Nossos hospitais têm excelência em atendimento e fazem o trabalho, mas precisamos que o repasse de recursos para eles seja maior. Que compense a ausência de um hospital regional, mas que reconheça e apoie as estruturas já existentes como, de fato, elas merecem e nossa comunidade precisa", destacou o presidente Hildebrandt.
Entre as outras prioridades apresentadas estão a revisão do cofinanciamento estadual na atenção primária, a ampliação dos serviços de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia, a regionalização do acesso à oftalmologia, os serviços de telessaúde, a organização das referências nos serviços de alta complexidade cardiovascular e ortopedia, e a ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas.
Por fim, a manutenção do orçamento dos consórcios públicos, como a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis), também foi destacada no documento entregue à secretária Carmen. A Apis colabora na gestão de serviços de saúde pública, assegura um sistema de referência no atendimento, aprimora o fornecimento de bens e insumos às prefeituras e presta assistência técnica e jurídica às secretarias municipais de Saúde.
A visita da secretária Carmen Zanotto foi intermediada pela vice-prefeita Maria Regina Soar, também presente ao encontro, e contou com a presença dos secretários municipais de Saúde de Rodeio, Elder Depiné, e do diretor interino da Apis, Elvis Santana.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube