Saúde.

Hospital Santo Antônio pode assumir em Gaspar

Primeiro, a instituição blumenauense irá realizar dignóstico situacional do hospital

A Prefeitura de Gaspar admite que o custo mensal do Hospital de Gaspar está elevado. Hoje, são cerca de R$ 2,8 milhões mensais repassados à instituição para cobrir as despesas. O governo municipal é praticamente o única mantenedor da Casa de Saúde, que é uma instituição privada e filantrópica. Por isso, a Comissão Interventora, que vem se renovando há quase dez anos à frente das decisões com relação ao hospital, está buscando soluções para reequilibrar as contas e potencializar a instituição financeiramente. Neste sentido, a Prefeitura de Gaspar e a Fundação Hospitalar de Blumenau, por meio do Hospital Santo Antônio assinam, na próxima segunda-feira, dia 26, um convênio para uma consultoria. O objetivo é que o hospital blumenauense realize um diagnóstico completo da situação do Hospital de Gaspar.
O secretário Municipal de Saúde, Francisco Hostins Júnior, lembra que essa aproximação entre as duas instituições iniciou em 2011, quando ele também ocupou a Secretaria de Saúde, porém, foi interrompida em 2014 com a intervenção no hospital. “Quando eu assumi, no ano passado, uma das condições que coloquei ao prefeito Kleber é que me desse carta branca para tentar resolver a questão da intervenção no Hospital de Gaspar”, conta Hostins. O assunto foi retomado e a Secretaria de Saúde conseguiu que o Hospital Santo Antônio fizesse um diagnóstico situacional do Hospital de Gaspar durante dois meses, envolvendo a gestões administrativa e técnica. ”Feito esse trabalho, o Santo Antônio vai tomar uma posição, junto com a sua diretoria, prefeito e secretário de Saúde de Blumenau, de assumir ou não a gestão do Hospital de Gaspar”, afirma o secretário. Hostins explica que Gaspar serveria como uma espécie de hospital de retaguarda do Santo Antônio, o que, no seu entender, seria hoje a melhor solução. “O Hospital Santo Antônio tem know how e é considerado um dos melhores do país, tem alta complexidade já estruturada e isso traz recursos federais de grande monta para os hospitais. Espero que dê certo e que o novo secretário dê continuidade a este processo e que, ao final de dois meses, o Hospital Santo Antônio tome a decisão de assumir o Hospital de Gaspar”. Assim como o Hospital de Gaspar, o Santo Antônio é também vocacionado para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com 92% da demanda. O prefeito Kleber Wan-Dall destaca a parceria entre as instituições. “Queremos fazer com que o Hospital de Gaspar ‘ande com as próprias pernas’ e essa consultoria com o Hospital Santo Antônio é fundamental. Temos que continuar avançando e buscando sempre o melhor para o hospital e para os pacientes. Quem vem para o hospital tem dor, por isso o atendimento deve acontecer de forma profissional e com qualidade. Temos estrutura, temos equipamentos e equipe, estamos no caminho certo e seguiremos melhorando cada vez mais”, comenta o prefeito.


“Queremos fazer com que o Hospital de Gaspar ‘ande com as próprias pernas’ e essa consultoria com o Hospital Santo Antônio é fundamental.”

Kleber Wan-Dall
Prefeito de Gaspar

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube