PREVENÇÃO

Rede Feminina adere à campanha #vádelenço neste 5 de fevereiro

Primeiras 80 mulheres que forem à sede da entidade vão ganhar um lenço cor de rosa

A campanha vai acontecer durante toda essa segunda-feira, dia 5 / ARTE MARISTELA SOARES

Em 2005, uma iniciativa global da UICC – União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da OMS – Organização Mundial de Saúde, instituiu 4 de fevereiro como o dia mundial de alerta e combate ao câncer. Uma data que reforça a importância da prevenção e tratamento da doença. Em Gaspar, a ação acontece nesta segunda-feira, dia 5, na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer quando também é lembrado o Dia Nacional da Mamografia, um exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, o que permite salvar vidas.  
As primeiras 80 mulheres que forem à sede da Rede, localizada na Rua Industrial José Beduschi, no centro da cidade, vão receber um lenço cor de rosa como forma de simbolizar a data.
Elas serão convidadas a vestirem o lenço para uma fotografia para publicação nas redes sociais mostrando seu apoio a esta importante causa. “Vista o lenço, fotografe e coloque em suas redes sociais” é o apelo da campanha.

O câncer de mama é um dos de maior incidência no mundo. Só no Brasil, deve atingir mais de 70 mil mulheres em 2024. Em 2011, não poupou a administradora financeira Ângela Pereira Spengler, moradora de Gaspar. “Fiz uma mamografia e pediram para repetir.  Então veio a confirmação do câncer”, relembra. “É claro que no momento que você recebe o diagnóstico você se pergunta: por que eu? Mas não temos respostas que aliviem a insegurança e o medo da doença”, admite Ângela.

A cirurgia veio logo em seguida, com necessidade de mastectomia total, que é retirada da mama. No caso de Ângela, o câncer não consistia em um nódulo, mas em carcinoma in situ, que é um estágio inicial da neoplasia maligna. Ou seja, o diagnóstico precoce foi decisivo para a cura. Ela não precisou passar pelas sessões de quimioterapia e radioterapia, que são agressivas e debilitam física e psicologicamente as pacientes. “O meu caso reforça a afirmação de que a prevenção é a porta para a cura”, afirma Ângela. Ela segue realizando exames preventivos seguem a cada seis meses.

Angela com o marido Sérgio Spengler e os filhos Isabella e Diego / FOTO ARQUIVO PESSOAL

Muita fé, força e confiança no tratamento. Essas foram palavras as quais Ângela se apegou durante todo o tratamento. “Considero este o caminho para seguir em frente”, justifica. Hoje, totalmente curada, Ângela diz que a sua contribuição é sempre alertar as mulheres que não deixem de fazer os exames preventivos.  “É fundamental esse gesto de cuidado e amor para consigo mesma”, enfatiza.

Ela destaca o trabalho da Rede Feminina, que possibilita de forma humanizada auxiliar as mulheres a superarem esse momento. “Com um trabalho de muita dedicação, responsabilidade e amor às mulheres”, elogia.

Campanhas

A Abrale, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, anualmente realiza campanhas nas duas datas de fevereiro como forma de chamar a atenção para o tema. Neste ano, repete a campanha “Vá de Lenço”, em que convida todos a vestirem um lenço, fotografar e postar nas redes sociais marcando as entidades que atuam na prevenção e tratamento do câncer, usando a #Vádelenço como reforço do alerta. A ação em Gaspar tem o apoio da Tomio Imóveis, que viabilizou os lenços que vão ser distribuídos nesta segunda-feira, dia 5. 

A Rede Feminina

Para saber mais das atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar, visite nossas redes sociais ou faça uma visita presencial. A entidade realiza exames preventivos na luta contra o câncer de mama e câncer de colo de útero. Prestamos esclarecimentos individuais ou coletivos em eventos por meio das voluntárias que há 34 anos disponibilizam seu tempo para este importante trabalho que salva vidas. Estamos localizados na Rua Industrial José Beduschi, 130, no Centro de Gaspar.

Imagens

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube