O Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas dedica esta data ao fortalecimento dos ideais de paz, por meio da observação de 24 horas de não violência e cessar fogo.

Para nós, como pessoas em ação, não é suficiente apenas evitar fazer a guerra. Se quizermos criar esperança no mundo, devemos promover a paz de forma proativa.

Por onde podemos começar ? Há inúmeros conflitos armados em todo o mundo. E a população global de pessoas deslocadas é maior do que nunca.

As oportunidades são quase ilimitadas, mas os ciclos de violência e sofrimento parecem intermináveis.

Meu conselho é começar pequeno, mas pensar grande, uso como inspiração os companheiros do Paquistão e da Ìndia.

Em março de 2020, cerca de 50 rotarianos paquistaneses se encontraram com cerca de 50 rotarianos indianos em Kartarpur Sahib, um Santuário do Paquistão.

O lugar homenageia Guru Narnak, o fundador do Sikhismo, religião praticada em ambos os paises.

As tensões entre Paquistão e Ìndia, impediram muitos peregrinos indianos de visitar o Santuário, isto é, até o Paquistão abrir um caminho isento de visto para eles a partir de 2019.

No início deste ano, associados de ambos os lados da fronteira, voltaram a se encontrar no Santuário, desta vez com o dobro de participantes.

Qualquer trabalho pela construção da paz precisa ser ousado e corajoso, o que estes rotarianos fizerem é exatamente isto.

O Governo paquistanês deu um passo seguinte em direção à paz ao admitir peregrinos indianos no Santuário de Kartarpur Sahib, e os associados do Paqustão também deram um passo importante ao receber os companheiros da India com amigos e familiares, isto é a Paz positiva em Ação.

Estes construtores da paz não pararam aí, no encontro deste ano eles chancelaram o compromisso de manter estes encontros com mais frequência, além de terem iniciado a realização de reuniões conjuntas de forma online.

Essas conversas online têm o potencial de inspirar novas conexões e mais respeito entre as sociedades.
Utilizar estes conhecimentos para melhorar a vida de nossos semelhantes é o próximo passo.

VEJAMOS A ONDE ISTO NOS LEVA.
GORD0N MCINALLY, Presidente do Rotary Internacional, publicado na Revista Rotary Brasil, setembro/2023.

VENHA CONHECER O NOSSO TRABALHO
Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Raul´s Hotel ou na Sede do Clube, no Arraial dos Claudinos