Peugeot 308 ganha nova cara

Por

Para reforçar a presença do 308, a Peugeot aplicou uma leve reestilização em seu hatch médio. Ainda importado da Argentina, o modelo desemrbarca agora na linha 2016 com novos faróis, grade, para-choques, luzes de neblina, rodas e lanternas. Por dentro, destaca-se a central multimída com tela sensível ao toque. Para completar, o motor 1.6 turbo da versão top Griffe ganha tecnologia flex, passando a entregar 166/173 cv (gasolina/etanol). São oferecidos também o 1.6 16v (115/122 cv) com câmbio manual e o 2.0 16v (143/151 cv) com caixa automática, ambos no acabamento Allure.

Incentivo a elétricos, alta aos diesel

O governo federal anunciou mudanças na política tributária para algumas categorias de automóveis. Na segunda (26), decretou aumento nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos a diesel. A "mordida" passou de 15% para 45%, o que deve elevar os preços nas próximas semanas. Já os elétricos ou que recebem energia gerada por hidrogênio ganharam isenção na cobrança do imposto de importação (ela pode chegar a 7%, a depender da eficiência energética do carro).

BMW

Produzido em Araquari, no Norte de Santa Catarina, o Série 1 enfim ganhou reestilização por aqui. A partir de agora, a versão nacional do hatch da BMW passa a ter o mesmo visual do similar europeu. Entre os destaques, o modelo recebe faróis maiores, para-choques redesenhados, novas rodas e lanternas que invadem a tampa do porta-malas. De início, serão feitas apenas as versões 120i Sport e 120i Sport GP, ambas com motor 2.0 Flex de até 186 cv. Em 2016, o acabamento 125i M Sport também será nacional. De imediato, a BMW também vende o 135i M Sport reestilizado, mas ainda importado da Alemanha.