Projeto da Rede Municipal de Ensino de Gaspar fica em segundo lugar no Prêmio Europeu de Boas Práticas Literárias
O "Ler e Contar" reúne alunos, pais e professores para momentos de contação de histórias na Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin
O projeto "Ler e Contar", da Rede de Ensino Municipal de Gaspar, ficou em segundo lugar no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias - categoria séries Iniciais. A revelação e premiação ocorreu no último dia 17, no Centro Integrado de Cultura de Timbó. O prêmio é iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura. O concurso reconhece e valoriza ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos nas áreas do Livro, Leitura e Literatura praticadas em escolas públicas municipais e bibliotecas do Vale Europeu. Foram 21 projetos divididos em categorias específicas: Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais e Biblioteca. Dentre os critérios de avaliação estavam clareza, impacto cultural e social para a comunidade atendida, transversalidade, potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade. Essa primeira edição envolveu, além de Gaspar, os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
?
O Projeto de Gaspar
O "Ler e Contar" foi criado pelo Grupo Amigas da Leitura de Gaspar, que passou a promover encontros de leitura compartilhada e contação de histórias na Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostin. Os educadores da Rede de Ensino de Gaspar têm por hábito apresentar a biblioteca aos educandos, uma vez que a instituição desenvolve uma programação anual com histórico de trabalho de excelência prestados à comunidade. O Ler e Contar surgiu como complemento ao trabalho proposto pela biblioteca. O projeto tem uma proposta lúdica para aproximar os estudantes do espaço da Biblioteca, da literatura, da leitura e dos livros.
O hábito da leitura, entendem as Amigas da Leitura, propicia aprendizados, experiências lúdicas e prazerosas. Pensando nos inúmeros benefícios que a literatura pode proporcionar, aos estudantes de Gaspar é que o projeto segue ativo desde 2019. Desde sua implantação, já atendeu milhares de famílias, professores, estudantes e contribuiu no processo de aprendizagem de crianças de seis a dez anos. Assim, ao longo dos anos, o Ler e Contar se consolidou no objetivo de também possibilitar reflexões sobre os textos apresentados e considerar as falas dos outros, contrapondo-os quando necessário entre outros pontos de destaque.
Confira os vencedores em cada categoria:
Categoria Bibliotecas
1º lugar: Thiago Alessandro Spiess – EEF Dr. Carlos Moritz – Brusque/SC
2º lugar: Steffanie Carvalho de Andrade Jung – EEBM Profª Noemi Vieira Campos Schroeder – Pomerode/SC
Categoria Educação Infantil
1º lugar: Janainna da Silva Rezende – CEI Hilca Piazeira Schnaider – Blumenau/SC
2º lugar: Salete Aparecida Jastrach – UEI Pinguinho de Gente – Indaial/SC
Categoria Fundamental Séries Iniciais
1º lugar: Marcela Conti Kannenberg – EMEF Prefeito João Floriani – Rio dos Cedros/SC
2º lugar: Sônia Regina Schmitt Rainert – Grupo Amigas da Leitura – Gaspar/SC
3º lugar: Graziela Boaszczyk Dalcastagner – ERM Cesário Régis – Guabiruba/SC
Categoria Fundamental Séries Finais
1º lugar: Patricia Regiane Tomaselli – EBM Arapongas – Indaial/SC