Queda de árvores, ruas interditadas e deslizamentos de terras. O domingo em Gaspar foi de chuva forte
De acordo com a Defesa Civil choveu 75mm na tarde deste domingo (4)
ATUALIZADA ÀS 19H
Gaspar voltou a ser castigada pela chuva forte. Na tarde deste domingo (5), a Defesa Civil registrou cerca de 75mm de chuva em um período de 40 minutos.Neste domingo, dia 5 de março, Gaspar registrou um volume de 75mm de chuva em apenas 40 minutos. O grande volume em um curto espaço de tempo ocasionou alagamentos e outras ocorrências pela cidade. Até as 18h30 a Defesa Civil de Gaspar registrou 26 ocorrências, sendo deslizamentos, duas quedas de árvores e um alagamento. Os bairros mais afetados foram Margem Esquerda, Bateias e Barracão.
Duas ruas estão interditadas por deslizamento e risco de movimentação de massa, sendo a Rua Carlos Zuchi Neto e Rua Manoel Fernandes da Silva, ambas no Barracão. O volume de chuva registrado é considerado "normal" para um período de mais de 10 horas, porém, essa precipitação em apenas 40 minutos sobrecarrega os sistemas de drenagem e escoamento da água e solo encharcado.
As equipes da Defesa Civil seguem realizando vistorias, monitoramento e atendendo ocorrências. Neste momento é importante que a população registre qualquer ocorrência através do 199 ou do whatsapp (47) 99236-2147. Qualquer outro método como redes sociais ou ligação para servidores públicos não pode ser considerado para registro oficial. É através desse registro oficial que é possível identificar recorrências, serviços de prevenção necessários, situações de risco, entre outros. Também somente com o registro oficial a Defesa Civil pode solicitar recursos e liberação de alguns benefícios como FGTS para atingidos.