Audi Q8 E-Tron chega ao Brasil

Por

A Audi deu início às vendas do Q8 E-Tron no Brasil, com carrocerias SUV e Sportback. O modelo é a reforma de meia vida do E-Tron, lançado aqui em 2020, agora com novo batismo para se alinhar ao padrão de nomenclaturas da marca alemã. Visualmente, ele tem redesenho na “grade”, um filete de LED logo abaixo do capô e novos itens, como spoiler e difusor, que reduzem o arrasto aerodinâmico de 0,26 para 0,24 (no caso do Sportback). Os motores elétricos mantêm os 408 cv, mas a bateria foi ampliada de 95 kWh brutos para 114 kWh de capacidade. Segundo o padrão brasileiro PBEV, a autonomia passou a 332 km no SUV e 342 km no Sportback, o que aumenta o percurso em 33% em relação ao antecessor.



Bahia pagará R$ 150 milhões à Ford


A Ford anunciou que encerraria a produção de veículos no Brasil em janeiro de 2021, o que resultaria também no fechamento da fábrica de Camaçari (BA), na época responsável pela montagem de Ka, Ka Sedan e EcoSport. Passados quase três anos, a gigante americana enfim chega a um acordo com o governo local para “devolver” a planta, que é de propriedade estatal, mas estava aos cuidados da montadora sob concessão. O acerto prevê que sejam destinados R$ 150 milhões dos cofres baianos à empresa a título de compensação, por melhorias realizadas ao longo dos cerca de 20 anos em que a Ford operou na unidade. Com o acordo, o caminho fica livre para a chinesa BYD assumir a fábrica.