De Pedro pra Pedro

Por

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) abriu mão de 60 dias do seu mandato para que o ex-prefeito Pedro Celso Zuchi - quarto suplente do partido - assumisse uma cadeira na Alesc. Uma grande jogada de marketing, já que o ex-prefeito é pré-candidato nas eleições deste ano. A notícia repercutiu ainda mais porque pegou todo mundo de surpresa. Zuchi larga na frente contra os seus dois oponentes, por ora, Kleber Wan-Dall e Rodrigo Althoff, também pré-candidatos por Gaspar. Evidente que Zuchi vai fazer bem pouco, mas só o fato de subir na tribuna da Alesc já lhe dá a visibilidade que o candidato precisa para encarar uma campanha estadual. Já o futuro ex-prefeito, Kleber Wan-Dall, vai precisar correr contra o tempo. Tem só dois meses pra entregar algumas obras importantes na cidade e que vão lhe garantir dividendos lá na frente. Vamos ter um mês de março, aniversário do município, bastante movimentado na política local.


Polêmica

O PT divulgou que o ex-prefeito Celso Zuchi é o primeiro gasparense a assumir uma cadeira no Legislativo catarinense. O fato é que outros quatro gasparenses já foram deputados: Pedro Zimmermann (1959 a 1963), Glauco Beduschi (1963 a 1967), Álvaro Correia (1975 a 1983) e Wilson Wan-Dall (1986 a 2000). Com exceção de Glauco Beduschi, os demais se projetaram politicamente em Blumenau e por lá concorreram a uma cadeira na Alesc. Glauco de fato era morador de Gaspar (em frente ao Alvorada) na época em que disputou a eleição. Ele ficou como suplente, mas assumiu vaga naquela que foi a 5ª legislatura. Portanto, Glauco Beduschi pode ter sido de fato o primeiro gasparense a concorrer pelo município e ocupar cadeira na Alesc. Então, corrigindo a informação: Celso Zuchi é o segundo gasparense a assumir uma cadeira na Alesc tendo disputado a eleição por Gaspar.


Posse na Alesc

style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Wan-Dall (E) e Sopelsa

O deputado Moacir Sopelsa foi eleito e tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, esteve presente. Wan-Dall acredita que a aproximação com o legislativo estadual é de extrema importância para o município para garantir o apoio e recursos para a cidade. Sopelsa é do MDB, mesmo partido do prefeito e do ex-presidente da ALESC, Mauro de Nadal.


O Pedro da fé

A semana foi mesmo dos "Pedros". Neste domingo, Frei Pedro da Silva vai assumir oficialmente a Paróquia que também leva o nome de Pedro, o apóstolo. Aliás, a São Pedro Apóstolo é a mais antiga paróquia católica do Vale do Itajaí, com mais de 170 anos. A celebração religiosa será presidida pelo Bispo Dom Rafael Biernaski, com início às 8h. A missa também marca a apresentação á comunidade do Frei Jhones, que vai atuar em Gaspar. Frei Pedro é natural de Ilhota e tem 44 anos de vida religiosa e 38 anos de sacerdócio. Bem-vindo, frei Pedro!


Alô, Prefeitura de Ilhota

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Lombada sem sinalização é um risco para os motoristas

A primeira das lombadas físicas, no sentido Gaspar-Ilhota, em Ilhota, não tem nenhuma sinalização indicativa. Só reduz a velocidade quem de fato transita com frequência na rodovia e sabe que ali tem uma lombada. A noite então, a coisa fica pior. Uma lombada sem sinalização pode ocasionar um grave acidente. A propósito sobre a obra de reurbanização do centro da cidade, comerciantes andam chiando que o espaço para estacionamento em frente das suas lojas foi reduzido. Alguns chegaram a perder metade das vagas.