Trânsito começa a mudar na região central de Gaspar
Prefeito assinou ordem de serviço para as obras da primeira etapa
Depois de muita polêmica, a prefeitura vai, enfim, iniciar as mudanças no trânsito da área central de Gaspar. E as obras da primeira etapa do Plano de Circulação Viária (PCV) devem iniciar de imediato. Nesta terça-feira (4), o prefeito Kleber Wan-Dall assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O objetivo é dar mais fluidez e segurança para motoristas, pedestres e ciclistas na área central da cidade. O PCV está dividido em cinco trechos e ataca os principais gargalos no trânsito do Centro da cidade.
De acordo com o secretário Planejamento Territorial, Alexandre Gevaerd, neste primeiro momento será criado um binário entre a Avenida das Comunidades e a Rua Barão do Rio Branco (entre o Trevo da Parolli e o Supermercado Top). Com isso, todo o trecho entre a ponte sobre o Ribeirão Gaspar Mirim até o Trevo da Parolli (cerca de 700 metros), bem como, parte da Rua Barão do Rio Branco e José Rafael Schmitt, serão revitalizados, totalizando 17 mil m² de pavimentação.
A obra também irá redefinir as entradas e saídas do trevo da Parolli, dando mais segurança aos motoristas e pedestres, além de melhorar o tráfego no local, principalmente em horários de pico. "Teremos uma faixa adicional pra quem vem do Barracão e Bateias seguir sentido Ponte do Vale sem a necessidade de parada. Já os motoristas que saem do bairro Santa Terezinha irão acessar o retorno para a Avenida das Comunidades em separado para quem segue sentido Avenida Francisco Mastella", explica Gevaerd.
Outras mudanças significativas vão contemplar uma ciclovia na Avenida das Comunidades, a remodelação e alargamento do Trevo da Parolli, e a retirada da rótula de fronte ao supermercado Top. A conversão à esquerda, para acesso ao bairro São Pedro (sinaleira da Rua São Pedro com Avenida das Comunidades) também será eliminada.
"Além das alterações estruturais, a principal mudança é no sentido do fluxo do tráfego. Assim, iremos extrair os pontos de gargalos no trânsito, principalmente em frente ao Top e no trevo da Parolli", afirma.
Com as alterações, os motoristas que transitam sentido Barracão/Bateias - Centro, assim como os que saem do bairro Sete de Setembro, irão acessar a rua Barão do Rio e depois a Rua José Rafael Schimitt para, ai sim, acessar a Avenida das comunidades. No sentido contrário, os motoristas que seguem sentido Centro-Bateias, não terão mais a necessidade de parar na rotatória do Top, dando mais fluidez ao tráfego.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a obra trará diversos beneficios para a comunidade, gerando fluidez e segurança ao trânsito e diminuindo as filas que nos horários de pico. "Estamos dando inicio a um projeto que foi desenhado no ano passado e é uma das maiores demandas da população".