PMDB/PP/PSD/PSDB/PDT renovam aliança para as eleições municipais em Gaspar

Coligação, que forma hoje a base política do Governo Kleber Wan-Dall, será mantida para as próximas eleições

FOTO ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS

MDB, Progressistas, PSD, PSDB e PDT, partidos que formam, desde 2020, a base política do governo Kleber Wan-Dall renovaram o compromisso de estarem juntos na eleição de 2024. O anúncio oficial ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 28, em encontro de lideranças na sede da ADC Seara, no bairro Poço Grande. Entre as lideranças estavam o prefeito Kleber Wan-Dall; o vice-prefeito Marcelo Brick; o presidente da Câmara de Vereadores, Ciro André Quintino; os presidentes dos partidos Zilma Sansão Benevenutti (MDB), Roberto Procópio (PDT), Luís Carlos Spengler Filho (Progressistas) e Giovano Borges (PSD), e a vereadora Franciele Back (PSDB). Outros vereadores, suplentes, pré-candidatos a vereador e outras lideranças também participaram da reunião, além da imprensa como convidada. A renovação do compromisso também garante a continuidade da maioria governista na Câmara Municipal no último ano de governo Wan-Dall.

Escolhido para ser o porta-voz desse novo projeto eleitoral, o prefeito disse que o objetivo é manter o grupo unido, para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017 e que teve continuidade em 2020, com a sua reeleição, e ampliação do bloco partidário governista. “Trabalhamos juntos estes quatro anos em prol da nossa cidade e o objetivo é dar continuidade a este trabalho de crescimento de Gaspar”, argumentou. Ele explicou que cada partido da coligação deverá indicar um pré-candidato a prefeito e a escolha do nome somente irá ocorrer no próximo ano.

FOTO ALEXANDRE MELO/JORNALMETAS

Wan-Dall também deixou aberta a possibilidade de abrir conversas com outros partidos que queiram participar do projeto eleitoral para 2024, porém, descartou qualquer entendimento com o Partido dos Trabalhadores, que deverá lançar candidato a prefeito em 2024.

A presidente do MDB, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, lembrou que muitos projetos foram iniciados durante o atual governo e a população de Gaspar espera que eles tenham continuidade a partir de 2025, quando assume o novo governo. “Nesse sentido, nós dialogamos até aqui e firmamos a continuidade dessa aliança em prol das pessoas e do desenvolvimento de Gaspar”. Por ser o maior partido político do município, Zilma admite que o MDB tem peso maior dentro da coligação. “Evidente que isso pesa, mas nós escolhemos uma comissão dentro do MDB para estar conversando com as lideranças dos outros partidos para o bom entendimento”, esclareceu.

FOTO GILSON ISRAEL/JORNAL METAS

Pré-candidatos

Embora sem partido, o vice-prefeito Marcelo Brick mira pela terceira vez a cadeira do executivo gasparense. Segundo ele, a manutenção da coligação servirá para que decida para qual partido irá concorrer em 2024. “É um time forte, que vem dando certo, devo me decidir nos próximos dias em qual destes cinco partidos irei me filiar”, antecipou. Brick já foi filiado ao PSD, que está na coligação, por isso esse é um provável caminho político ou então a filiação ao Progressistas.

Diferente de Brick, o vereador Ciro André Quintino, atual presidente do Legislativo, é filiado ao MDB há bastante tempo e já colocou seu nome à disposição do partido para uma pré-candidatura a prefeito. Ele, porém, observa que a discussão e decisão vão acontecer dentro do partido. “Temos que respeitar a decisão do diretório municipal, pois temos 1.500 filiados, isso será conversado entre o prefeito, a presidência do partido e demais filiados”, explicou. Ciro antecipou que o pré-candidato do MDB deve ser anunciado no dia 11 de dezembro, quando acontece o evento de confraternização de fim de ano do partido.

Presidente municipal do Progressistas e um dos principais articuladores da coligação, Luís Carlos Spengler Filho, Lu, espera que daqui para frente cada um dos cinco partidos tenha maturidade política para indicar o seu pré-candidato a prefeito. “Vamos construir juntos os nomes, para apresentar uma chapa majoritária à comunidade gasparense em 2024”. Lu informou que o pré-candidato do Progressistas será conhecido no dia 4 de dezembro, durante evento de confraternização de fim do ano do partido.

Roberto Procópio, presidente do PDT local, garantiu que seu partido vai continuar aliado ao atual governo e permanecer fiel ao projeto político para 2024. “Nós temos um projeto vitorioso na eleição de 2020, que foi o escolhido pela comunidade como o melhor e, não tenho dúvida, de que o melhor projeto que será apresentado em 2024 vai sair novamente deste grupo, por isso, nada melhor do que mantermos essa aliança”, avaliou.

Imagens

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube