Junior Hostins vai deixar a saúde
Vereador retorna ao legislativo municipal no final deste mês
O prefeito Kleber Wan-Dall deve promover mais uma mudança no primeiro escalão do governo municipal. Depois da troca no comando do Samae, agora foi a vez do secretário Municipal da Saúde, Junior Hostins (MDB), solicitar a sua exoneração do cargo. De acordo com a assessoria de imprensa, o pedido foi formalizado nesta segunda-feira, dia 19. Porém, ele não deve se afastar da vida pública. Hostins vai reassumir sua cadeira na Câmara de Vereadores, que vem sendo ocupada pelo suplente Norberto dos Santos, o Betinho. A mudança deve ocorrer antes do final deste mês. O prefeito Kleber Wan-Dall ainda não definiu quem será o substituto ou se vai colocar um interino no cargo. A reportagem conversou com Hostins que explicou que o ritmo frenético de trabalho na Secretaria da Saúde estava provocando alguns problemas de saúde, por isso ele decidiu deixar a função e retornar ao legislativo.
Sétimo - quinto efetivo - a assumir a Secretaria Municipal da Saúde desde que o Prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) chegou ao Executivo, em 2016, Júnior Hostins ficou pouco mais de um ano na função. Advogado por formação e vereador desde 2017, aceitou o desafio de assumir uma das pastas mais importantes, complexas e visadas da administração municipal. Já havia estado na função em 2011, durante um dos governos de Celso Zuchi. Já no Governo Wan-Dall chegou a ser sondado duas vezes para cargos no Executivo, primeiro para a Secretaria da Educação e mais recentemente para a chefia de gabinete. Em ambos os convites, declinou. Quando assumiu, disse que a ideia era ir até o fim deste governo, porém, o dia a dia acabou impedindo de cumprir a promessa. Mesmo assim, foi nas mãos de Junior Hostins que a Secretaria de Saúde ganhou um novo ritmo e algumas ações, que estavam "travadas", foram para frente.
Essa não é a primeira mudança no primeiro escalão do governo Kleber Wan-Dall/Marcelo Brick nos últimos dias. No final da semana passada, o prefeito anunciou a troca de comando no Sistema Ata Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE. O presidente atual, Cleverton João Batista, foi exonerado na sexta-feira (16). De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a decisão é para que Cleverton se dedique a outros projetos pessoais. Quem assumiu, já nesta segunda-feira (19), foi Jean Alexandre dos Santos, que esteve em outras funções no governo, como a Secretaria de Planejamento Territorial. A Prefeitura deixou claro que a indicação do nome para assumir a pasta foi do vice-prefeito, Marcelo Brick, e do vereador Giovano Borges, fruto da reaproximação do prefeito e do vice, já que a relação entre os dois andou estremecida desde a campanha eleitoral de 2022. Os serviços executados pela autarquia seguem em pleno funcionamento, incluindo as obras e projetos de ampliação de rede e sustentabilidade.