Ilhota é 8ª em ranking do Tribunal de Contas
Trata-se de levantamento que mostra a transferência voluntária de recursos
Fonte: Prefeitura de Ilhota
Relatório, divulgado recentemente pelo TCU (Tribunal de Contas da União) coloca Ilhota em 8º lugar no ranking de recebimento de transferências voluntárias entre todos os 295 municípios catarinenses. E mais: se o ranking levasse em conta a renda per capita por habitante, o município vizinho alcançaria a primeira colocação.
De acordo com informações do TCU, nos últimos dez anos Ilhota obteve, por meio de transferências voluntárias, 30 convênios assinados, sendo que o total de treze contratos ou convênios foram apenas entre nos anos de 2017 e 2018, não incluindo ainda o ano de 2019.
Os dados foram extraídos por intermédio do Painel de Transferências Abertas da Plataforma Mais Brasil, Sistema de Convênios do Governo Federal (antigo Siconv), que é gerenciado pelo Ministério da Economia. A Plataforma Mais Brasil é o mecanismo usado pelo governo federal para administrar as transferências voluntárias de seus recursos repassados para estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Os recursos são oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.
Cerca de 99% dos municípios brasileiros utilizam a Plataforma Mais Brasil para enviar seus projetos, que passam por critérios rigorosos de aprovação. O cadastramento é feito no portal do sistema, onde estão disponíveis informações sobre normas e orientações para a celebração das parcerias com o governo federal. Ilhota tem bom trânsito.
Para o secretario de Indústria Comércio e Gestão de Convênios, Paulo Roberto Drun, "a oportunidade de trabalhar com essa demanda dentro da administração municipal é de suma importância, pois dá condição de pleitear e captar recursos para a municipalidade". Ele diz ainda que ver a dedicação do prefeito Dida na busca de recursos junto às esferas estadual e federal e o bom trânsito que ele tem junto a deputados por meio de sua credibilidade incentiva a equipe a se dedicar ainda mais".
Para o secretário, uma equipe enxuta e o apoio do setor de engenharia da Amfri, que dão suporte aos projetos de engenharia, faz com que o acesso e cadastramento das propostas sejam rápidos, e os projetos apresentados atendidos, pois num universo a nível de Brasil, hoje é muito difícil a aprovação de projetos e a obtenção de recursos financeiros, mas Ilhota tem se destacado no atendimento de suas demandas.
Drun explica ainda que a prefeitura conta hoje com um departamento dentro da estrutura administrativa que cuida da Gestão de Convênios. "O foco é buscar insistentemente recursos para para atender as grandes demandas da população", finaliza o secretário.