Bancada Feminina visita escolas, CDIs e unidades de saúde do município

Ação faz parte do “Agosto Lilás” – mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra mulheres

Por

As vereadoras da Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Gaspar, Franciele Daiane Back, Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos e Zilma Mônica Sansão Benevenutti, estão mobilizadas em mais um “Agosto Lilás”. Durante este mês – que é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher – as legisladoras  gasparenses estão visitando escolas, centros de desenvolvimento infantil (CDIs) e unidades de saúde do município a fim de divulgar informações referentes ao tema.

Em cada visita, as vereadoras distribuem folders com informações sobre os tipos de violência, Lei Maria da Penha e como e onde a mulher pode buscar ajuda. O material traz ainda informações sobre a Procuradoria Especial da Mulher – instalada na Câmara de Vereadores de Gaspar em setembro de 2021.

“Estas informações são propagadas à comunidade durante o ano inteiro mas, neste mês, intensificamos a divulgação. É importante informarmos a sociedade para que ela esteja preparada para este enfrentamento e, o mais importante, fazer com que as mulheres saibam que oferecemos a elas este acolhimento”, explica a atual Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Gaspar, a vereadora Franciele.

A Procuradora-adjunta, vereadora Zilma, afirma que as visitas nas escolas, CDIs e unidades de saúde é uma forma de levar a informação a mais pessoas de maneira rápida e efetiva. “A direção escolar fica responsável em repassar este conteúdo aos professores, alunos e pais. O mesmo acontece nas unidades de saúde – espaço onde há grande circulação de pessoas”, ressalta.

A vereadora Mara reforça a fala das colegas legisladoras e ressalta que a orientação é sempre importante. “Às vezes, uma mulher está sendo submetida a um tipo de violência e nem se dá conta disso. Por isso a importância deste trabalho”, afirma.

Defesa Pessoal

Além das visitas a escolas, CDIs e unidades de saúde, as vereadoras da Bancada Feminina também protocolaram neste mês um projeto que visa reforçar a segurança das mulheres em nosso município. O PL 69-2023 busca instituir em Gaspar o “Programa de Defesa Pessoal para Mulheres”. O projeto entrou em pauta na sessão desta terça-feira, dia 15, e o relator da matéria é o vereador Giovano Borges.

“As mulheres têm sido diariamente alvo de muitos assédios, abusos e violências, sejam eles na rua, no transporte público ou em outros lugares. Dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina apontam que somente em 2022, 23.308 medidas protetivas foram requeridas no Estado. No mesmo ano, segundo a Secretaria de Segurança Pública, 56 feminicídios foram registrados em SC e, no mesmo período, 1.211 mulheres foram estupradas no estado catarinense. Estas estatísticas mostram a importância de o público feminino aprender a forma correta de autodefesa e, assim, poder se defender de possíveis violências”, defendem.