Evento ocorreu na noite de quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Vereadores
Os 90 anos de emancipação político-administrativa de Gaspar foram comemorados em Sessão Solene da Câmara Municipal de Gaspar na noite de quinta-feira (14). Compareceram autoridades, vereadores mirins, alunos da Escola Estadual Honório Miranda, banda do Clube Musical São Pedro e comunidade. Apenas sete dos 13 vereadores estavam presentes. De acordo com a Mesa Diretora da Casa, os parlamentares ausentes estavam participando do encontro da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina, em Florianópolis. Entre os presentes, o ex-prefeito Adilson Schmitt.
O vice-presidente da Câmara Mirim, vereador Nicolas Prado Trierwiler usou a tribuna e destacou o orgulho de viver em Gaspar. “Nós que aqui vivemos, temos orgulho dessa cidade acolhedora, de um povo trabalhador que constrói a cada dia, uma Gaspar melhor para todos”, disse.
Falando em nome da Câmara, o vereador Francisco Hostins Junior lembrou do pai ex-vereador e ex-prefeito Francisco Hostins e leu mensagem escrita por ele nos 52 anos de Gaspar,em 1992, dirigida especialmente aos jovens. Ressaltou o tema da Campanha da Fraternidade que este ano trata de fraternidade e amizade social. “Que possamos cada vez mais, por toda a história de nossa cidade, vivermos em paz e harmonia, como irmãos e irmãs, praticando três virtudes básicas que são o amor, a lealdade e a integridade”, destacou.
A historiadora e pesquisadora Leda Maria Baptista fez uma breve explanação da história de Gaspar e recebeu homenagem da Câmara Municipal por seu trabalho desenvolvido ao longo de mais de 50 anos no resgata da história de Gaspar.
O prefeito Kleber Edson Wan-Dall fez um breve discurso, onde enfatizou o avanço de Gaspar nos últimos anos, mas lembrou que é preciso pensar a Gaspar do futuro e criar um ambiente tecnológico e de inovação. “Plantamos uma semente importante na educação e estamos trabalhando em parceria com os embaixadores do Centro de Inovação Regional de Blumenau e nossas entidades empresariais para trabalhar a questão”, revelou o chefe do Executivo gasparense.
O vereador e primeiro secretário da Câmara, Roberto Procópio de Souza, falou em nome da Mesa Diretora, ressaltando que cada um dos presentes e a Câmara têm uma história na construção da cidade. Destacou a história da Câmara, a participação das mulheres e outros vereadores que passaram pelo Legislativo, além de citar histórias de algumas famílias. “Orgulho é o que sentimos de pertencer a estas terras de luta, trabalho e histórias construídas e conquistadas. São as pessoas que fazem da cidade o que ela é. Parabéns Gaspar pelos seus 90 anos”, finalizou.
Deixe seu comentário