ELEIÇÕES 2022

As novas 'caras' da Assembleia Legislativa de SC

Dos 40 deputados, 16 foram eleitos pela primeira vez e quatro nunca haviam concorrido a cargo eletivo

ATUALIZADO ÀS 8H50MIN DE 4/10
O eleitor catarinense manteve a tradição do conservadorismo quando da escolha dos deputados estaduais. Das quarenta cadeiras disponíveis, 24 serão ocupados por deputado reeleitos, alguns de mais de um mandato, como é o caso de Marcos Vieira (PSDB), o parlamentar mais idoso e que vai exercer o seu quinto mandato, assim como Padre Pedro Baldissera, do PT, que vai também para o seu quinto mandato. Dos 40 deputados estaduais eleitos, apenas quatro estão de fato "debutando" na política: Delgado Egídio Ferrario (PTB), Matheus Cadorin (NOVO), Mário Motta (PSD) e Sérgio Guimarães (União Brasil). Ou seja, pela primeira vez concorreram a cargo eletivo. Outros 12 tem experiência em outras esferas do poder público, como prefeituras e Câmara de Vereadores ou já disputaram outras eleições. Há, ainda,  parlamentares que se elegeram para o primeiro mandato, mas já ocuparam assento na Alesc por terem ficado com a vaga de suplente em eleições passadas. A seguir, as 16 novas caras da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a partir de 2023.


Estêner Soratto (PL)
data-filename="retriever" style="font-family: "Helvetica Neue", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 13px; width: 50%;">

O advogado e empresário Estêner Soratto da Silva Júnior (PL), 43 anos, ou simplesmente Soratto, é de uma família de políticos do Sul do Estado. O pai, Estêner Soratto da Silva foi prefeito de Tubarão de 1989 a 1992. Em 2020, Soratto Junior elegeu-se vereador com 1.625 votos. Assume, pela primeira vez, um mandato na Assembleia Legislativa com o aval de 25.622 votos.


Lucas Neves (PODE)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Natural de Lages, Lucas Neves, 31 anos, é graduado e pós-graduado em comunicação, e possui especialização em gestão pública e gerenciamento de cidades. Ele trabalhou em vários veículos de comunicação. Entrou para a política em 2016, quando foi o vereador mais votado da história de Lages, com 6.192 votos. Em 2018 concorreu a deputado estadual, tendo ficado suplente com 26.794 votos e em 2020 concorreu ao cargo de prefeito, tendo obtido 27,5% dos votos válidos, somando 22.691 votos na cidade. Lucas estreia na Assembleia Legislativa com 23.053 votos.


Matheus Cadorin (NOVO) - Joinville

data-filename="retriever" style="width: 481.608px; height: 485.156px;">

Matheus Cadorin, 41 anos, será o único representante do Partido Novo na Alesc. Ele é formado em Relação Internacionais, com MBA em Gestão Empresarial. Há quase 10 anos atua como Diretor Executivo de uma das mais antigas ONGs do Brasil, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, eleita a melhor ONG em gestão de Santa Catarina. Cadorin é também head de aceleração de startups, com mais de 80 empresas no portfólio. Entre outras funções, foi gestor das pastas de Desenvolvimento Econômico das cidades de Joinville e Jaraguá do Sul, e já atuou como comentarista político e econômico. É a primeira vez que disputou um cargo eletivo, tendo conquistado 12.390 votos, garantindo a cadeira na Alesc pelo coeficiente partidário.


 Marcos da Rosa (União Brasil)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Eleitos pelo União Brasil, Marcos da Rosa, 42 anos, será um dos quatro representantes do Vale do Itajaí na Alesc. É formado em Administração de Empresase em Teologia, pós-graduado em Gestão Pública. Foi duas vezes o vereador mais votado de Blumenau e presidiu a Câmara Municipal também por duas vezes. Marcos também foi prefeito em exercício de Blumenau.


 Oscar Gutz (PL)

data-filename="retriever" style="width: 487.636px; height: 635.812px;">

Oscar Gutz (PL), 58 anos, é natural de Taió, mas muito cedo fixou residência em Pouso Redondo. Foi agricultor, caminhoneiro e extrator de madeira para terceiros. Hoje, é proprietário da Beatriz Madeiras com mais de 200 empregados. Em 2016, elegeu-se prefeito e, em 2020, conquistou a reeleição. Na Assembleia Legislativa, Oscar chega para o seu primeiro mandato com os votos de 26.812 eleitores.


Sérgio Guimarães (União Brasil)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Jornalista e Redator, Sérgio Guimarães (União Brasil), 39 anos, é natural de Laguna, mas fixou residência em Palhoça, onde concorreu à Prefeitura em 2020.


 Pepê Colaço (PP)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

O advogado tubaronense, Felippe Luiz Collaço (PP), 39 anos, mais conhecido como Pepê Collaço, é outro estreante na Assembleia Legislativa, mas que já está no meio político há bastante tempo. Em 2000, com apenas 22 anos elegeu-se vereador. Em 2004 conquistou a reeleição. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Tubarão, e assumiu nos últimos seis meses de 2012 com o falecimento do prefeito Manoel Bertoncini.

Em 2016, Pepê foi eleito para o terceiro mandato como vereador e também presidente do Legislativo. Em 2018, candidatou-se a deputado estadual pela primeira vez, ficando na suplência do PP e assumindo em julho deste ano uma cadeira. Agora, como eleito, ele será um dos quatro deputados do partido.


 Edilson Massocco (PL)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Edilson Massocco (PL), 51 anos, é natural de Concórdia (SC). É o atual vice-prefeito da cidade. É empresário do ramo de confecção, destacando-se na área de artigos esportivos, além de incorporador. Em 2012, Massocco, como é conhecido, concorreu a vereador, e elegeu-se como o mais votado da história do município do Oeste. Em 2016 tornou-se vice prefeito, e em 2020 reeleito.


Tiago Zilli (MDB)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Empresário e com formação em Direito, Tiago Zilli (MDB), 54 anos, e natural de Timbé do Sul, mas governou a cidade de Turvo-SC (2017 a 2020), onde fixou residência com a família há muitos anos depois que o pai abriu uma filial da loja Adelino. Hoje, são mais de 18 filiais em todo o Estado.


Delegado Egídio Ferrari (PTB)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

O Delegado Egídio Maciel Ferrari, 41 anos, é uma das poucas caras novas na política catarinense que nunca havia concorrido a cargo público. Natural de Blumenau, o delegado Egídio se notabilizou por gostar de trabalhar na linha de frente, na investigação de roubos, homicídios de tráfico de drogas, porém, seu trabalho mais recente foi em prol da causa animal, com o resgate de animais em estado de abandono ou de maus-tratos. Em Gaspar, onde esteve na função de delegado entre 2012 e 2016, Egídio é lembrado por lideranças políticas e pela sociedade civil como um dos mais policiais mais ativos no combate à criminalidade. Depois de assumir a Delegacia Regional de Polícia de Blumenau, numa função administrativa, acabou pedindo exoneração para retornar ao trabalho investigativo em 2020. Egídio será o único representante do PTB na Alesc com quase 35 mil votos recebidos na eleição.


Carlos Humberto (PL)

data-filename="retriever" style="width: 479.5px; height: 600.266px;">

Formado em Direito, mas com a vida profissional dirigida à construção civil, Carlos Humberto Metezner da Silva (PL), 41 anos, é o atual vice-prefeito, em segundo mandato, de Balneário Camboriú. Foi presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Balneário Camboriú. Carlos Humberto chegou a assumir a Prefeitura, mas em 2018 concorreu a deputado estadual, ficando como primeiro suplente da coligação. Assumiu uma cadeira em setembro de 2020, porém, por um curto período, pois em seguida retornou ao Executivo Municipal com a reeleição para vice-prefeito em novembro de 2020. Carlos Humberto chega à Alesc com 46.445 votos, o dobro dos votos recebidos em 2018.


Mário Motta (PSD)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Os catarinenses que se acostumaram a ver o jornalista e radialista Mário Motta (PSD) no comando do Jornal do Almoço, ouvi-lo na Rádio CBN e lê-lo no jornal A Hora de SC, agora o verão, pela primeira vez, na Assembleia Legislativa do Estado. Mário Pinto da Motta Junior, 70 anos, natural de Santo André - SP, começou no circo de seus pais, formou-se em Educação Física, mas o rádio e a televisão entraram definitivamente na sua vida depois da mudança para Santa Catarina, em 1975. Mário chega à Alesc, para exercer seu primeiro mandato eletivo, com o aval de 56.363 votos.


Napoleão Bernardes (PSD)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

Filho de um dos mais ilustres advogados criminalistas de Santa Catarina, Acácio Bernardes (in memmorian), Napoleão Bernardes Neto, 40 anos, foi vereador e Prefeito mais jovem da história de Blumenau, sendo reeleito com a maior votação de Santa Catarina no 2º turno em 2016. Em 2018, se desincompatibilizou do cargo para disputar o governo do estado, na vaga de vice. O ex-prefeito é doutorando e Mestre em Ciência Jurídica, especialista em Ciências Criminais. É também professor titular da Faculdade de Direito da Furb. Napoleão recebeu quase 40 mil votos.


Marquito Marcos J. Abreu (PSOL)


style="width: 50%;" data-filename="retriever">


Marcos José de Abreu, o Marquito, será o único representante do PSOL na Assembleia Legislativa do Estado de SC a partir de 2023. Pela primeira vez, ele concorreu ao cargo. É vereador em Florianópolis de segundo mandato, tendo sido o mais votado nas eleições de 2020. Sua formação é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Marquito recebeu 40.329 votos dos catarinenses.


Camilo Martins (PODE)


style="width: 50%;" data-filename="retriever">

Duas vezes prefeito de Palhoça, Camilo Camilo Nazareno Pagani Martins (PODE), 42 anos, chega para o seu primeiro mandato na Alesc. É advogado e pós-graduado em Direito Eleitoral. Foi eleito prefeito de Palhoça, para o primeiro mandato, aos 32 anos. Na reeleição, obteve 70% dos votos.


Antídio Lunelli (MDB)

data-filename="retriever" style="width: 50%;">

O empresário do ramo têxtil, Antídio Aleixo Lunelli (MDB), 59 anos, vai exercer o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Eleito prefeito de Jaraguá do Sul pela primeira vez em 2016, ele foi reeleito em 2020, com mais de 70% dos votos. Renunciou em abril deste ano para disputar o Governo do Estado, porém, próximo da convenção, o partido decidiu não ter mais candidato e Lunelli foi preterido para vice na chapa do atual governador Carlos Moisés. Ele decidiu então concorrer a deputado estadual e se elegeu como o terceiro mais votado, com 74.500 votos. Uma curiosidade: Lunelli foi o candidato que registrou o maior patrimônio do País: mais de R$ 390 milhões em bens.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube