
STF rejeita todos os pedidos da defesa e decisão fica para esta quarta-feira (26)

-
Futuro político do ex-presidente Bolsonaro será decidido nesta quarta-feira (Fotos: Foto: Gustavo Moreno/STF)
Ministros irão decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete dos seus aliados irão responder a processo por tentativa de golpe
O primeiro dia do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados, realizado nesta terça-feira, 25, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), terminou com derrotas para as defesas. A corte rejeitou todos os questionamentos processuais apresentados pelos denunciados como integrantes do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. A decisão fina ficou para esta quarta-feira, 26, a partir das 9h30, quando os ministros -Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin-- vão decidir se acatarão ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Se o voto for favorável, o STf tornará réus os primeiros oito envolvidos. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no STF, apontou ataques em série à democracia. As defesas apresentaram seus argumentos e tiveram todos os pedidos de questionamento rejeitados.

-
O ministro Alexandre de Moraes fez uma longa explanação (Fotos: Foto: Gustavo Moreno/STF)
A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022 foi apresentada em fevereiro deste ano pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com base em investigações realizadas pela Polícia Federal — reunidas em um relatório entregue no fim do ano passado —, a PGR apresentou ao Supremo cinco pedidos de abertura de ação penal.
Celso Vilardi, defensor de Bolsonaro, afirmou que, após vasta investigação, não foi encontrado nenhum documento comprometedor com o ex-presidente. O advogado do ex-ministro Braga Netto, José Luís Oliveira Lima, disse que a PGR não apontou elementos que individualizassem a conduta criminosa do militar. E assim todos os advogados de defesa fizeram suas sustentações. Em seguida, os cinco ministros se pronunciaram.
-
Primeiro dia da sessão do STF (Foto: Gustavo Moreno/STF)
-
Primeiro dia da sessão do STF (Foto: Gustavo Moreno/STF)
-
O ministro Alexandre de Moraes fez uma longa explanação (Foto: Gustavo Moreno/STF)
-
Primeiro dia da sessão do STF (Foto: Gustavo Moreno/STF)
Tags
- stf
Deixe seu comentário