Numa eleição em candidato único, o deputado conquistou 37 dos 38 votos dos parlamentares presentes

Em sessão preparatória, realizada na tarde deste sábado, dia 1º, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, foi a eleita a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos legislativos de fevereiro de 2025 a janeiro de 2027. Candidato único à presidência, o deputado Júlio Garcia (PSD) foi eleito com 37 votos a favor e uma abstenção, a do deputado Sargento Lima (PL). Dois parlamentares não compareceram ao plenário: Ivan Naatz (PL) e Antídio Lunelli (MDB). Ambos enviaram, por escrito, a justificativa para suas ausências que foi lida antes da votação. Um bom público compareceu.Os demais componentes da Mesa Diretora, também em chapa única que uniu cinco partidos, foram eleitos por unanimidade, ficando assim constituída.

Júlio Garcia conquistou praticamente a unanimidade dos votos
  • Júlio Garcia conquistou praticamente a unanimidade dos votos (Fotos: Bruno Colaço/Agência Alesc)

Presidente: Júlio Garcia (PSD)
1º Vice-presidente: Fernando Krelling (MDB)
2º Vice-presidente: Padre Pedro Baldissera (PT)
1º Secretária: Ana Campagnolo (PL)
2º secretário: Marcos da Rosa (União Brasil)
3º secretário: Lucas Neves (Podemos)
4º secretário: Oscar Gutz (PL).

Garcia está de volta à presidência da Mesa Diretora pela quarta vez. Ele já presidiu o parlamento catarinense nos períodos de fevereiro de 2005 a janeiro de 2008, sendo reeleito para o cargo de fevereiro de 2008 a janeiro de 2009, e de fevereiro de 2019 a janeiro de 2021
Em seu discurso, Garcia enalteceu o valor do parlamento quando este não se curva, quando se impõe e defende os interesses maiores de Santa Catarina, e acrescentou. “Se neste momento me fosse dado o direito de dizer uma única palavra, sem titubear, eu diria, de alto e bom tom, gratidão”.
e finalizou agradecendo ao sex-presidente, Mauro de Nadal (MDB), e garantiu que irá manter a sessões itinerantes e as bancadas regionais, iniciativas do seu antecessor e reforçadas na medida do possível
O novo presidente do parlamento catarinense afirmou ainda que o parlamento é o sustentáculo da democracia, onde estão representadas todas as forças política e ideológicas. Garcia finalizou afirmando que assume com o compromisso renovado de manter com os demais poderes e demais instituições do estado relação harmônica baseado no diálogo e respeito, porém, resguardando a total independência do parlamento. “É com essa força renovada que vamos servir aos catarinense”.
Ele finalizou agradecendo ao ex-presidente, Mauro de Nadal (MDB), e garantiu que irá manter a sessões itinerantes e as bancadas regionais, iniciativas do seu antecessor.

O novo presidente vai dirigir a Mesa Diretora pela quarta vez
  • O novo presidente vai dirigir a Mesa Diretora pela quarta vez (Fotos: Bruno Colaço/Agência Alesc)


A liderança
Júlio Garcia é uma das mais fort
Um bom público compareceu ao plenário na tarde deste sábado
  • Um bom público compareceu ao plenário na tarde deste sábado (Fotos: Bruno Colaço/Agência Alesc)

es lideranças políticas de Santa Catarina. Disputou seis eleições pelo Partido da Frente Liberal (PFL), para deputado estadual, tendo exercido cinco mandatos entre os anos de 1987 e 2009. Em setembro de 2009, renunciou ao mandato na Alesc para assumir cadeira de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nomeado pelo então Governador Luiz Henrique da Silveira. Garcia chegou a assumir a presidência da Corte de Contas (junho de 2014 a fevereiro de 2015). Em 2017, aposentou-se do cargo e, no ano seguinte, voltou à política elegendo-se deputado estadual pelo PSD. Já no seu retorno ao Legislativo catarinense, Júlio foi eleito, por unanimidade, presidente da Alesc para o biênio 2019-2021. Pela terceira vez em sua carreira política assumia o comando do Legislativo catarinense.
Em 2019, licenciou-se por quinze dias (licença médica – acidente automobilístico), assumindo a presidência da Alesc o primeiro vice-presidente, Deputado Mauro de Nadal,
Em 2021, Júlio Garcia licenciou-se por sessenta dias, para tratar de interesse particular, assumindo a sua vaga o deputado Jean Kuhlmann (PSD). Retornou ao parlamento e, em 2022, novamente se reelegeu para o sétimo mandato, na 20ª Legislatura, na qual assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, função que irá trocar pela presidência do Assembleia Legislativa.

 

Tags

  • Alesc
  • Júlio Garcia
  • Presidência
  • PSD