Koerich assume e diz encarar o mandato como uma missão
-
Koerich e o compromisso de posse (Fotos: José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
Solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, no Salão Cristo Rei
Paulo Norberto Koerich, o 20º prefeito na história de Gaspar, tomou posse na noite desta quarta-feira, dia 1º de janeiro, em sessão solene realizada no Salão Cristo Rei. Também foram empossados o vice-prefeito, Rodrigo Boeing Althoff, e 13 vereadores eleitos em 6 de outubro do ano passado para o mandato de 2025 a 2028.
-
Koerich (D) e Althof (Fotos: José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
A sessão foi conduzida pelo vereador de mais idade e mais longevo da Casa de Leis, José Hilário melato, que indicou para secretariá-lo o vereador Ciro André Quintino, o segundo com mais tempo de mandato. Foram quase três horas de sessão.
-
O discurso do novo prefeito (Fotos: José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
Ciro fez a chamada nominal, por ordem alfabética, dos 13 vereadores e solicitou a cada um deles a entrega das cópias dos seus diplomas emitidos pela Justiça Eleitoral. Em seguida, foi lido o compromisso de posse e cada vereador se comprometeu e assinou o documento de posse.
O ato seguinte foi a posse do prefeito e vice-prefeito, que seguiu o mesmo ritual dos vereadores, com a chamada nominal, leitura do compromisso, assinatura e posse.
Na sequência, o vereador mais votado, Alexsandro Burnier (PL), discursou em nome dos demais parlamentares. Agradeceu, primeiro, à família, esposa e filho, e depois aos 3.429 eleitores que permitiram que ele voltasse a ocupar cadeira no legislativo gasparense. Afirmou ainda que a Câmara de Vereadores não pode ser “puxadinho”da Prefeitura Executivo e que, mesmo sendo o prefeito do seu partido, vai continuar o seu papel de fiscalizador. “O meu trabalho não vai mudar de fiscalizar o dinheiro público.
Depois foi a vez do já empossado prefeito Paulo Koerich se pronunciar. Em seu primeiro discurso, Koerich disse que o seu governo será permeado pelo senso de responsabilidade. Trabalharemos incansavelmente a fim de prestarmos serviço de excelência a população gasparense, o interesse público e o povo serão o nosso foco nos próximos quatro anos, encaro o mandato com uma missão, por isso a tarefa a mim confiada e que será honrada”
-
A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores (Fotos: José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
A sessão solente foi então suspensa por 30 minutos para os preparativos da eleição da Mesa Diretora para o ano de 2025. Na volta, em votação aberta e nominal, foram eleitos, Alexsandro Burnier para a presidência, por 11 votos, outros dois votos foram dados ao vereador Roni Muller (MDB). A vice-presidência será do vereador Ciro André Quintino (MDB), eleito por unanimidade, assim com a 1ª secretária, Eli Antunes (PL) e a 2ª secretária, que será a vereadora Mara Lucia Xavier (PP), a Mara da Saúde, que recebeu 12 dos 13 votos possíveis. Essa é a primeira vez que duas mulheres ocupam cargos na Mesa Diretora do legislativo gasparense.
O novo presidente da Câmara de Vereadores, Alex Burnier, assumiu então os trabalhos, passando a presidência para o seu vice, para que pudesse se pronunciar. No retorno, convocou os novos parlamentares para a primeira sessão legislativa de 2025, marcada para o dia 4 de fevereiro
Encerrada a sessão solene, ainda no Salão Cristo Rei, o prefeito Paulo Koerich deu posse aos seus secretários e presidentes das autarquias Samae e Fundação Municipal de Esportes.
O último ato desse dia histórico para a política de Gaspar ocorreu na Prefeitura, onde o já ex-prefeito Kleber Edson Wan-Dall entregou oficialmente as chaves da prefeitura ao seu sucessor. Kleber discursou ainda, afirmando que está deixando a Prefeitura com um saldo de R$ 5 milhões em caixa.
Delegado de polícia próximo de completar 30 anos de profissão, Paulo Noberto Koerich, 57 anos, nascido em Blumenau, é um estreante na política. Nas eleições de 6 de outubro, recebeu o apoio de 52,98% dos gasparenses. Eleito pela coligação formada por PL/União Brasil e prd, o novo prefeito de gaspar inicia o seu primeiro ano com um legislativo com sete vereadores de oposição. Isso apenas na teoria, pois nos bastidores o novo governo já teria garantido maioria para aprovação dos primeiros projetos de lei que serão encaminhados à casa de leis.
Koerich chega à prefeitura de Gaspar com alguns desafios, como solucionar carências históricas do município como as filas na saúde por exames de alta complexidade, equacionar as finanças do hospital, criar mais vagas nas creches municipais, além de dar início à implantação do sistema de saneamento básico na cidade. Com um secretariado eminentemente técnico, Koerich se disse pronto para esses e outros desafios nos próximos quatro anos. Acompanhe, nesta quinta-feira, dia 2, mais detalhes da posse do prefeito de Gaspar, do seu vice e dos 13 vereadores eleitos em 6 de outubro do ano passado.
-
O último ato: a entrega das chaves na Prefeitura (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
O vice-prefeito, Rodrigo Althoff (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Salão Cristo Rei recebeu grande público (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Sessão solene durou quase 3 horas (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
O discurso do novo prefeito (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Os 13 vereadores tomarem posse (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Alex Burnier foi eleito presidente da Câmara Municipal (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Após o encerramento da sessão, o novo prefeito deu posse aos seus secretários e presidentes de autarquias (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Vereadores eleitos e agora empossados (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
A sessão solene foi presidida pelo vereador José Hilário Melato (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Público prestigiou o último ato do dia histórico para Gaspar (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Koerich e Althoff, com as esposas, no gabinete da Prefeitura (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Salão Cristo Rei recebeu grande público (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Sessão solene durou quase 3 horas (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Koerich e o compromisso de posse (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Koerich (D) e Althof (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
-
Paulo e a espósa (José Roberto Deschamps/Jornal Metas)
Deixe seu comentário