Paulo Koerich, Rodrigo Althoff e 13 vereadores assumem em solenidade na noite desta quarta-feira, dia 1º de janeiro

 A quarta-feira, primeiro dia de 2025, será mais um momento histórico na política de Gaspar. Pela 20ª vez um prefeito e um vice-prefeito serão empossados. Paulo Norberto Koerich e Rodrigo Boeing Althoff, ambos do Partido Liberal, eleitos em 6 de outubro deste ano, assumem para um mandato de quatro anos – 1º de janeiro de 2025 a 31 de outubro de 2028 - à frente do Executivo gasparense. É a primeira vez que ambos chegam aos dois mais importantes cargos da política local. Koerich é um estreante na política. Já Rodrigo, exerceu mandato de vereador. O governo, que inicia neste dia 1º, interrompe uma sequência de 24 anos de alternância entre PT e MDB no poder municipal de Gaspar.

A sessão solene de posse, aberta ao público, inicia às 19 horas, no Salão Cristo Rei, junto à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Além do prefeito e do vice, 13 vereadores assumirão para um mandato de quatro anos da 20ª legislatura da Câmara Municipal. Ainda durante a sessão, acontecerá a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, para o mandato de um ano. Serão eleitos presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretários.

A sessão solene inicia com o mestre de cerimônias chamando nominalmente do prefeito, vice-prefeito e 13 vereadores diplomados (por ordem alfabética). Ele também irá nominar os quatro integrantes da Mesa de Honra, que irá conduzir os trabalhos da sessão. A presidência será do vereador diplomado José Hilário Melato (PP), conforme determina o Regimento interno da Casa de Leis, por ser o parlamentar mais idoso. Ao lado dele, estarão o prefeito diplomado Paulo Norberto Koerich, o vice-prefeito diplomado, Rodrigo Boeing Althoff e o vereador diplomado Ciro André Quintino (MDB), na condição de secretário.

A partir daí, o presidente assume os trabalhos e declara a sessão solene de posse aberta, onde irão ocorrer os seguintes atos:

- Compromisso de posse dos vereadores e instalação da legislatura
- Compromisso de posse do prefeito e vice-prefeito;
- Suspensão da sessão para os preparativos para a eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2025;
- Eleição da Mesa Diretora

A sequência da posse é, primeiro, os 13 vereadores. O secretário irá nominá-los, por ordem alfabética, e solicitar que entreguem a cópia do diploma fornecido pela Justiça Eleitoral. Na sequência, será pronunciado, pelos vereadores diplomados, o compromisso de posse, além de, individualmente cada um deverá assumir o compromisso (Eu Prometo) e assinar o termo de posse. O mesmo rito será seguido para as posses do prefeito e vice-prefeito.

Ainda de acordo com o Regimento Interno, o vereador Alexsandro Burnier (PL), o mais votado nas eleições de outubro, terá a prerrogativa de discursar em nome dos demais parlamentares. Na sequência, será a vez do prefeito Paulo Norberto Koerich proferir o seu discurso de posse.

Em seguida, a sessão solene será interrompida por 30 minutos para os preparativos para a eleição da Mesa Diretora para o primeiro ano legislativo da Câmara Municipal. A votação será nominal e aberta. Com a escolha da Mesa Diretora, a Mesa de Honra será desfeita e o novo presidente do legislativo gasparense assumirá os trabalhos na parte final da sessão solene. O presidente deve entregar a presidência ao vice-presidente, para que possa realizar o seu discurso de posse. Em seguida, ele retoma a presidência e convoca os vereadores para a primeira sessão ordinária de 2025, marcada para dia 4 de fevereiro, encerrando assim a sessão solene de posse.

Após a solenidade, ainda no Cristo Rei, o prefeito Paulo Koerich irá oficialmente assinar a nomeação do seu secretariado. Logo após, acompanhado do seu vice, secretários municipais e convidados, ele irá se dirigir ao prédio da Prefeitura de Gaspar, onde o já ex-prefeito Kleber Edson Wan-Dall e demais membros do seu staff estarão aguardando para a entrega das chaves do prédio da Prefeitura ao novo comandante do executivo gasparense. Esse será o último ato de um dia histórico para o município de Gaspar. A assessoria de comunicação do futuro prefeito ainda não informou se haverá coletiva de imprensa após a sessão solene de posse.

 

Vereadores (ordem ALFABÉTICA)

ALEXSANDRO BURNIER (PL)

ALYNE KARLA SERAFIM NICOLETTI (PL)

CARLOS EDUARDO SCHMIDT (PL)

CARLOS FRANCISCO BORNHAUSEN (MDB)

CIRO ANDRÉ QUINTINO (MDB)

DIONÍSIO LUIS BERTOLDI (PT)

ELISETE AMORIM ANTUNES (PL)

GIOVANO BORGES (PSD)

JOSÉ HILÁRIO MELATO (PP)

MARA LÚCIA XAVIER DA COSTA DOS SANTOS (PP)

RONI JEAN MULLER (MDB)

SANDRA MARA HOSTINS (PL)

THIMOTÍ THIAGO DESCHAMPS (UNIÃO)

PREFEITO

PAULO NORBERTO KOERICH

VICE-PREFEITO

RODRIGO BOEING ALTHOFF

 

Prefeito

PAULO NORBERTO KOERICH (PL)

Vice-prefeito

RODRIGO BOEING ALTHOFF 9PL)

 

No País
A posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores deve ocorrer durante todo o dia primeiro do ano em 5.569 municípios, distribuídos em 26 estados do país. O 1º turno foi realizado em 6 de outubro. Em 51 municípios – dos quais 15 são capitais –, a eleição foi decidida em 2º turno.
Puderam votar nas Eleições Municipais de 2024, 155.912.680 eleitoras e eleitores; as mulheres representaram 52,4% do total (81.806.914), e os homens 47,5% (74.076.997).