Primeiro encontro entre kleber Wan-Dall e Paulo Koerich foi na tarde desta quarta-feira (16)

Durou menos de dez minutos o primeiro encontro, com a presença da imprensa, entre o atual governo municipal e o governo eleito, que a partir de 1º de janeiro de 2025 assume a Prefeitura de Gaspar. O assunto tratado foi a largada para a transição entre os dois governos.
Na reunião, que ocorreu na sede da Prefeitura na tarde desta quarta-feira (16), estavam presentes o prefeito Kleber Wan-Dall; o prefeito eleito, Paulo Norberto Koerich; o vice-prefeito eleito, Rodrigo Althoff; o coordenador da campanha do PL, Pedro Inácio Bornhausen; e o presidente do PL de Gaspar, Bernardo Spengler Filho.
Kleber abriu a reunião dizendo que colocará todos os departamentos da Prefeitura à disposição do futuro governo. Anunciou, também, os nomes de Marcos Cruz, Secretário Municipal da Fazenda; Felipe Braz, Procurador Geral do município; e Emerson Barth, chefe de gabinete, como integrantes da comissão de transição do atual governo.
O prefeito disse ainda que com o andamento dos trabalhos outros secretários, se necessário, poderão ser chamados a compor e auxiliar na transição, para que haja a continuidade dos trabalhos. O início da transição está marcada para a manhã da próxima segunda-feira, dia 21.
Kleber reafirmou a intenção de colaborar com o futuro governo. “Já no domingo à noite, após o resultado da eleição, mandei mensagem ao Dr. Paulo Koerich o parabenizando pela eleição e já me colocando à disposição neste sentido”, revelou o prefeito.
Na segunda-feira (7), um dia após a eleição, foi a vez do prefeito eleito ligar ao prefeito e informar que nessa semana iria montar a equipe, para que fosse dado início à transição. “Da nossa parte, temos todo o interesse e disposição de passar as informações sobre o andamento dos serviços da Prefeitura, para que o Dr. Paulo e o engenheiro Rodrigo Althoff possam colocar em prática o plano de governo que foi apresentado durante a campanha eleitoral”, afirmou Wan-Dall.
O prefeito vê como importante a transição para a cidade. “É um dever, uma obrigação legal. Aliás, não é uma postura minha, mas do meu governo como um todo”, reforçou.
Do lado do governo eleito, a comissão de transição será formada pelo vice-prefeito eleito, Rodrigo Boeing Althoff; o coordenador da campanha, Pedro Inácio Bornhausen; o advogado Luiz Carlos Papi; e Roberto Toniolo, o Beto, empresário dos ramos têxteis e agropecuário.
Koerich preferiu não dar muitos detalhes como vai ocorrer essa transição. Limitou-se a dizer que o governo eleito está cumprindo a lei federal 3.065/2008, e que espera que isso possa ocorrer da maneira mais tranquila possível, para que não haja prejuízo ao município e aos municípes. “No momento oportuno, nós traremos novas informações e os dados que forem interessantes para domínio público”, resumiu.
Questionado se teria alguma área específica que mais interessa ao governo eleito, Koerich voltou a afirmar que tão logo a comissão estiver constituída serão tratados, com mais detalhes, os assuntos pertinentes a toda a situação em que se encontra o município, para que haja a solução de continuidade.
Rodrigo Althoff disse que o governo eleito tem interesse em manter em funcionamento todos os serviços públicos durante a fase de transição e que seja um processo transitório rápido e facilitado. "Depende das duas partes e a ideia é que o processo ocorra da forma mais harmoniosa possível", acrescentou. O vice-prefeito eleito também afirmou que, no momento, não existe uma área específica da Prefeitura que interesse mais o governo eleito. "Todas as áreas são importantes para a nossa sociedade, obviamente que a composição do nosso grupo de transição vai estar conectado com todas as secretarias, buscando as informações para que tenhamos continuidade dos serviços que são importantes para a nossa sociedade", finalizou.