Lu Spengler e Jean dos Santos foram exonerados no final da tarde desta quinta-feira (5)

O prefeito Kleber Wan-Dall mexeu em dois cargos de primeiro escalão da administração municipal. No final da tarde desta quinta-feira, dia 5, Wan-Dall assinou os decretos de exoneração do atual diretor-presidente do SAMAE (Decreto nº 12.083), Jean Alexandre dos Santos, e do chefe de gabinete, Luis Carlos Spengler Filho, o Lu (Decreto Nº 12.087), ambos já publicados no Diário Oficial do Município (DOM).

Os motivos da saída dos servidores de confiança do governo municipal não foram divulgados. A reportagem também procurou, junto à assessoria de imprensa, saber quem são os substitutos, porém, até o momento não obteve resposta. No primeiro mandato de Kleber Wan-Dall (2017-2020), Lu foi o vice-prefeito. Na atual gestão, esteve à frente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos antes de assumir a Chefia de Gabinete. Já Jean Alexandre dos Santos, antes de ocupar a presidência do Samae, esteve no comando das pastas de Obras e Serviços Urbanos, de 2017 a 2021, e de Planejamento Territorial, de 2021 a 2022.

Crise aberta

As mudanças no primeiro escalão do governo Kleber Wan-Dall ocorrem um dia depois de servidores municipais terem sido alvos de uma operação policial da 4ª DECOR - Delegacia Especializada em Combate à Corrupção – por suspeita de superfaturamento em serviços de limpeza urbana. Em nota, a Prefeitura de Gaspar, afirmou que está contribuindo com as investigações e aguarda mais informações das autoridades policiais. Ainda segundo a nota, encaminhada no dia de ontem à redação do JM, a administração também determinou a instauração de auditoria administrativa interna para apuração dos fatos. O espaço do Jornal Metas segue aberto para que o governo municipal possa dar mais detalhes sobre as exonerações.