PMDB, PSD e PP foram os primeiros partidos de Gaspar a oficializarem seus candidatos em convenções

O período de convenções dos partidos e federações que vão disputar as eleições municipais deste ano foi aberto no último dia 20 e vai até 5 de agosto. Em Gaspar, MDB, PSD e PP foram os primeiros a realizarem suas convenções. Elas aconteceram simultaneamente no sábado, dia 20, na Sociedade Alvorada, com a presença dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores, filiados e simpatizantes. O próximo partido será o NOVO, que realiza a sua convenção na noite desta quinta-feira (25), a partir das 19h30min no número 277, da Rua Pedro Debortoli (próximo ao Fórum), bairro Sete de Setembro. Já PL, União Brasil e PRD marcaram suas convenções para a próxima quinta-feira, dia 1º, a partir das 19h22min, na Sociedade Alvorada.
A convenção da Federação Brasil Esperança, formada por PT, PC do B e PV, está marcada para o dia 3 de agosto, no salão comunitário da capela São João Batista, na Rua do Beco, no bairro Gasparinho, a partir das 11h. Antes, PDT, às 10h, e PSB, às 10h15min, também realizam suas convenções. Os dois partidos vão estar coligados com o PT na disputa municipal à Prefeitura de Gaspar. O Republicanos ainda não anunciou a data da sua convenção e deve fazer isso até sexta-feira (26), já que a legislação exige que o edital seja publicado dez dias antes da data.
Os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores escolhidos nas convenções, assim como a documentação e outras informações devem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral até 15 de agosto, que terá prazo até 16 de setembro para julgar os pedidos de registro e de impugnação e os respectivos recursos, bem como publicar as decisões.
As informações dos candidatos ficam acessíveis a qualquer cidadão no sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral, assim como as atas das convenções, onde é possível filtrar pelos municípios de cada unidade federativa e baixar os arquivos. Já os registros de candidaturas e suas situações de tramitação podem ser consultados a partir da página principal do sistema, filtrando por região brasileira e estado.
O TSE destaca que a atualização do DivulgaCandContas é constante desde o registro das candidaturas até a diplomação dos eleitos, que ocorre em dezembro. Após esse período, as bases podem ser refinadas a critério das equipes de dados e estatísticas do Tribunal. Na página individual de cada candidatura ficam disponíveis ainda dados como a declaração de bens, endereço de sites e redes sociais, histórico em eleições anteriores e, no caso de candidatos a prefeito, a proposta de governo.