Ainda dá para ser mesário nas eleições de 2024
-
Justiça Eleitoral espera repetir o número de mesários voluntários das eleições de 2022 (Fotos: DIVULGAÇÃO TRE-SC)
Voluntários podem se inscrever no site do TRE-SC
A cada eleição, a Justiça Eleitoral conta com o suporte de milhares de mesários para conduzir os trabalhos eleitorais, muitos destes, voluntários. No último pleito, em 2022, 18 mil cidadãos trabalharam voluntariamente só em Santa Catarina. Para as Eleições de 2024, o TRE catarinense convida os eleitores, mais uma vez, para que façam parte desse time fundamental para o sucesso das eleições.
Para ser mesário, o eleitor precisa ter 18 anos ou mais e estar com a situação eleitoral regular. Não podem ser mesários candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seus cônjuges; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo e servidores da Justiça Eleitoral.
O eleitor pode manifestar a sua vontade de trabalhar nas eleições comparecendo a um cartório eleitoral. Ou, então, de forma online: pelo aplicativo e-título, na aba “mais opções”, ou ainda no site do TRE-SC, no Portal do Mesário. Em SC, recomenda-se que os interessados inscrevam-se pelo Portal do Mesário. Pelo sistema é possível atualizar os contatos para recebimento da nomeação, dar ciência da carta de convocação, emitir certidões de serviço em eleições anteriores e ainda acessar detalhes da nomeação: como será o treinamento, qual função irá exercer, dias e horários, entre outras informações. O período em que o TRE chama os voluntários vai de 9 de julho a 7 de agosto – que é quando ocorrem as nomeações.
Deixe seu comentário