Elisabete Otiquir trabalhou por 21 anos no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Partido dos Trabalhadores de Gaspar tornou oficial nesta segunda-feira, dia 1º, o nome de Elisabete Otiquir como pré-candidata a vice-prefeita nas eleições do próximo dia 6 de  outubro. O anúncio foi feito em reunião com apoiadores políticos, amigos e militantes no último domingo, 30. Bete, como é conhecida, vai formar chapa majoritária com o já definido pré-candidato, Pedro Celso Zuchi (PT). Com a escolha de Elisabete, o PT de Gaspar segue uma tradição de buscar candidatas do sexo feminino para compor a chapa majoritária em Gaspar.  

Elisabete tem 58 anos de idade. Mora em Gaspar há 46 anos, desde os 12 anos de idade. É casada com o empresário Juca Kalarrari.

Ela trabalhou no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro durante 21 anos na coordenação do atendimento aos pacientes, serviço de arquivo médico e no setor de faturamento.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2012, já morou nos bairros Sete de Setembro e Margem Esquerda e hoje reside no Santa Terezinha.

Encontro no último domingo, dia 30, definiu o nome de Bete Otiquir
  • Encontro no último domingo, dia 30, definiu o nome de Bete Otiquir (Fotos: Divulgação)

Celso Zuchi conta que escolheu uma mulher com experiência na área da saúde para valorizar a participação feminina na política e ao mesmo tempo dar atenção à principal demanda de Gaspar. “Nas três vezes que governei Gaspar, tive mulheres ao meu lado. Firmamos uma parceria que valorizou a voz das mulheres e apresentou resultados positivos para nossa comunidade. Agora é a vez da Elisabete vir para somar com seu conhecimento sobre a saúde, principal problema de Gaspar”.

Elisabete também destaca a importância da mulher na política e revela que sua principal bandeira será a saúde. “O Celso foi o único prefeito de Gaspar que governou a cidade ao lado de mulheres como vice-prefeitas. E conversando com a comunidade, percebo que a principal reivindicação da população é na área de saúde. Eu trabalhei durante 21 anos no Hospital de Gaspar e tenho uma bagagem de conhecimento para contribuir com a cidade ao lado do Celso Zuchi”.

Celso Zuchi foi eleito prefeito pela primeira vez em 2000, tendo Albertina dos Santos Deschamps como vice-prefeita. Em 2008, Zuchi foi eleito novamente prefeito ao lado da vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa. Em 2012, Zuchi foi reeleito, com Mariluci novamente ao seu lado.

Das quatro chapa majoritárias de pré-candidatos a prefeito de Gaspar, três têm mulheres como pré-candidatas a vice-prefeita: MDB/PSD/PP, NOVO e agora o PT. Ainda falta o pré-candidato Oberdan Barni (Republicanos) anunciar quem será o  pré-candidato a vice, com chances de também ser uma mulher.