Sessão solene marcou o Dia da Costureira, celebrado em 25 de maio

O trabalho das costureiras foi mais uma vez reconhecido pelo Legislativo municipal

O trabalho das costureiras foi mais uma vez reconhecido pelo Legislativo municipal
FOTO: CVG
Mão de obra fundamental para a economia de Gaspar, as costureiras foram homenageadas na noite de quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores de Gaspar. A sessão solene celebrou o Dia da Costureira, comemorado em 25 de maio e contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e da AMPE Gaspar/Ilhota que também prestou homenageou a empresas do ramo têxtil de Gaspar.

Os discursos destacaram a importância, habilidade e comprometimento das costureiras na comunidade, setor fundamental para a construção e desenvolvimento econômico e social de Gaspar.

Representando o prefeito Kleber Wan-Dall, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Delgio Roncaglio, enfatizou que o trabalho das costureiras agrega para a economia do município, que reúne hoje 1.005 confecções, 779 facções e 71 tecelagens. A vereadora Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP) relembrou a sua própria trajetória de costureira e dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher. “Eu sou a primeira costureira vereadora de Gaspar, isso é motivo de orgulho, dessa forma nos mostra onde o serviço de uma máquina pode levar uma mulher, se ela quiser”, ressaltou. 

A vice-presidente do Legislativo Municipal, vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti, falou em nome dos demais parlamentares. Ela citou a trajetória e os obstáculos enfrentados pelas costureiras durante muitos anos. Segundo Zilma, levantamento da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) revela que a atividade de costureira movimenta, em média, R$ 4 bilhões no Brasil. “Dessa forma, a profissão promove e contribui para grandes avanços na economia municipal gerando renda e empregos”, acrescentou a vereadora.

A diretora do IFSC Campus Gaspar, doutora Ana Paula Silveira, destacou a importância da qualificação contínua da profissão. “É preciso de prática, formação empreendedora, para que as oficinas em que as costureiras se formam sejam sustentáveis”, observou.

Vice-presidente da Associação dos Microempreendedores de Gaspar e Ilhota (AMPE), Douglas Junkes falou sobre o projeto ‘Jornada Empreendedor’ iniciativa, que busca tornar as costureiras empreendedora que resultará em trabalhadores mais qualificadas. O projeto conta com o apoio, de empresários, a conferência vicentina, o IFSC, SEBRAE e o núcleo de moda da AMPE.

A Sessão também contou com o arque e educador de música da casa das oficinas Dagoberto, Jeison Uliana Mohr, que realizou uma homenagem as costureiras através da música “Maria, Maria” de Milton Nascimento.

A Sessão finalizou com a homenagem do vereador Junior Hostins (PL) à empresa Hury Comércio Confecções e Representações. O representante da empresa, Michael agradeceu a homenagem e destacou a força do empreendedorismo gasparense e a importância da costureiras para o desenvolvimento regional.

A próxima sessão solene ocorrerá dia 20 de junho, às 19 horas no Plenário da Câmara de Gaspar, em comemoração aos 20 anos do Programa Vereador Mirim em Gaspar.