Sessão solene marcou o Dia da Costureira, celebrado em 25 de maio
Mão de obra fundamental para a economia de Gaspar, as costureiras foram homenageadas na noite de quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores de Gaspar. A sessão solene celebrou o Dia da Costureira, comemorado em 25 de maio e contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e da AMPE Gaspar/Ilhota que também prestou homenageou a empresas do ramo têxtil de Gaspar.
Os discursos destacaram a importância, habilidade e comprometimento das costureiras na comunidade, setor fundamental para a construção e desenvolvimento econômico e social de Gaspar.
Representando o prefeito Kleber Wan-Dall, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Delgio Roncaglio, enfatizou que o trabalho das costureiras agrega para a economia do município, que reúne hoje 1.005 confecções, 779 facções e 71 tecelagens. A vereadora Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP) relembrou a sua própria trajetória de costureira e dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher. “Eu sou a primeira costureira vereadora de Gaspar, isso é motivo de orgulho, dessa forma nos mostra onde o serviço de uma máquina pode levar uma mulher, se ela quiser”, ressaltou.
A vice-presidente do Legislativo Municipal, vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti, falou em nome dos demais parlamentares. Ela citou a trajetória e os obstáculos enfrentados pelas costureiras durante muitos anos. Segundo Zilma, levantamento da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) revela que a atividade de costureira movimenta, em média, R$ 4 bilhões no Brasil. “Dessa forma, a profissão promove e contribui para grandes avanços na economia municipal gerando renda e empregos”, acrescentou a vereadora.
A diretora do IFSC Campus Gaspar, doutora Ana Paula Silveira, destacou a importância da qualificação contínua da profissão. “É preciso de prática, formação empreendedora, para que as oficinas em que as costureiras se formam sejam sustentáveis”, observou.
Vice-presidente da Associação dos Microempreendedores de Gaspar e Ilhota (AMPE), Douglas Junkes falou sobre o projeto ‘Jornada Empreendedor’ iniciativa, que busca tornar as costureiras empreendedora que resultará em trabalhadores mais qualificadas. O projeto conta com o apoio, de empresários, a conferência vicentina, o IFSC, SEBRAE e o núcleo de moda da AMPE.
A Sessão também contou com o arque e educador de música da casa das oficinas Dagoberto, Jeison Uliana Mohr, que realizou uma homenagem as costureiras através da música “Maria, Maria” de Milton Nascimento.
A Sessão finalizou com a homenagem do vereador Junior Hostins (PL) à empresa Hury Comércio Confecções e Representações. O representante da empresa, Michael agradeceu a homenagem e destacou a força do empreendedorismo gasparense e a importância da costureiras para o desenvolvimento regional.
A próxima sessão solene ocorrerá dia 20 de junho, às 19 horas no Plenário da Câmara de Gaspar, em comemoração aos 20 anos do Programa Vereador Mirim em Gaspar.
Deixe seu comentário