Alunos do Madre Francisca Lampel participam de um acantonamento. As crianças passaram uma noite no colégio.

Alunos do Madre Francisca Lampel participam de um acantonamento. As crianças passaram uma noite no colégio.

O brilho dos olhos e as mãos juntas demonstravam a ansiedade que a aluna Natália estava sentindo. Faltavam poucas horas para começar o 8° acantonamento no Colégio Madre Francisca Lampel, ou noite do soninho, como ficou conhecida a atividade. "Estou muito curiosa, sempre durmo fora de casa, mas na escola será a primeira vez", afirmou.

O acantonamento foi realizado na noite de sexta-feira (31) e envolveu 35 alunos do primeiro ano do ensino fundamental. "Nosso objetivo com a noite do soninho é contribuir para a continuidade do desenvolvimento e da autonomia da criança e do seu relacionamento social", explica a irmã Fátima.

A noite foi muito animada para os participantes. Além dos alunos, professores, coordenação e direção estiveram presentes. "Os alunos adoraram a atividade. Teve muitas brincadeiras e atrações para eles", afirmou Maria Clarice Spengler, uma das professoras que acompanhou o acantonamento.

A brincadeira que mais chamou a atenção das crianças foi a caça ao tesouro, realizada com o auxílio de lanternas. "Realizamos um show de talentos e o desfile dos pijamas, além dos brinquedos infláveis, que também divertiram bastante os alunos", ressalta Maria Clarice.

Cada criança levou de casa seu travesseiro e seu colchão e todos dormiram juntos em uma mesma sala. "Eu fiquei com saudades de casa e chorei porque queria a minha mãe. Então a professora dormiu comigo e ficou tudo bem", disse o aluno Thiago Reinert Leal. Segundo a professora Rosemar Spengler, que também participou do acantonamento, é normal os alunos sentirem isso, pois muitos deles ainda dormem com os pais e precisam de alguém do lado para se sentir seguros.

A janta dos alunos teve um cardápio especial. As professoras prepararam para eles várias pizzas, de diversos sabores. "Cada criança retornou para a sua casa na manhã seguinte.

Foi uma noite muito legal e de muita interação entre os alunos", finalizou a professora Rosemar.