Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social recebem orientações do Ministério do Trabalho, em Florianópolis...

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social recebem orientações do Ministério do Trabalho, em Florianópolis, sobre a implantação do projeto "Adolescente Aprendiz", que prevê a criação de oportunidades aos adolescentes de 14 a 18 anos para inserção no mercado de trabalho como aprendizes.

A equipe que foi à capital é formada pela Secretária da pasta, Márcia Pontes, e outros quatro funcionários da Secretaria. Eles foram orientados em relação à implantação do projeto na prática, como a proibição de expor menores a situações de risco, de insalubridade ou de exploração. A partir das orientações, os contatos com as empresas explicando o projeto devem acontecer. A real implantação deve ser realizada em 2009.

O projeto é de alta complexidade e estimula empresas criarem vagas de trabalho para os adolescentes aprendizes. Aqueles que ocuparem as vagas criadas precisarão se manter na escola.

"Este programa identificará as famílias do município de Gaspar, que por sua situação de vulnerabilidade social recorrem à atividade econômica de seus filhos adolescentes para a manutenção familiar. Os adolescentes serão encaminhados e acompanhados durante todo o processo", declara a Secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Pontes. O projeto também inclui orientações nas famílias e escolas inibindo o trabalho infantil. "A implantação do programa será responsável por um grande desenvolvimento em nossa cidade", finaliza.