Entre eles está a Dolores Krauss, terceira colocada na categoria Dança Popular (infantil)


Divulgação/Bailarinos da Dolores Krauss conquistaram o terceiro lugar com a coreografia "Glucklicher Tanz"


O complexo esportivo João dos Santos, no bairro Poço Grande, ficou movimentado durante o último fim de semana. Durante as noites de sábado (20) e domingo (21), o ginásio foi palco para uma das etapas regionais do "Dança Catarina" - festival escolar organizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Na oportunidade, mais de 260 bailarinos se apresentaram, divididos nas categorias Dança de Salão, Dança Popular e Dança Livre, infantil (12 a 15 anos) e juvenil (acima de 15 anos). A etapa reuniu os grupos da regional Leste-Norte, que abrange as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Ituporanga, Rio do Sul, Taió, Ibirama, Blumenau, Timbó, Joinville e Jaraguá do Sul.

Gaspar esteve representada na competição pelas escolas Vitório Anacleto Cardoso, Dolores Krauss e Honório Miranda, além do grupo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O destaque gasparense foram os bailarinos da Dolores Krauss, que conquistaram a medalha de bronze com a coreografia "Glucklicher Tanz", terceira colocada na categoria Dança Popular (infantil). Ao todo, o festival contempla quatro etapas regionais e, após as apresentações em Gaspar, que abriram esta fase da disputa, será realizada a etapa Oeste (9 e 10 de novembro), seguida das regiões Sul (16 e 17 de novembro) e Centro-Oeste (23 e 24 de novembro). Até chegar as etapa regionais, o Dança Catarina passou, desde o dia 31 de agosto, por 20 cidades catarinenses, durante a fase microrregional. 

O festival 

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival Escolar Dança Catarina tem como principais objetivos fomentar a dança na escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania. As apresentações são acompanhadas por uma banca de jurados qualificados e uma equipe técnica profissional."É um projeto que atingiu uma qualidade técnica considerável para alunos do ensino fundamental de nosso estado. A vivência com a dança, além de ser mais uma opção de atividade na vida desses jovens, tem sido importante no desenvolvimento da capacidade psicomotora, bem como no processo de cidadania e socialização de indivíduos", destaca a professora Natália Lúcia Petry, presidente da Fesporte.    

Campeões

Categoria Infantil 

Dança de Salão  

1º lugar: Mylena Novak e Lucas Schatz, Escola Tancredo Neves (Presidente Getúlio);

Dança Popular 

1º lugar: Rancheira de Carreirinha, Escola Papa João XXIII (Presidente Getúlio);

2º lugar: Arcos Floridos, Centro Giácomo Zommer (Mirim Doce);

3º lugar: Glucklicher Tanz, Escola Dolares Krauss (Gaspar);

Dança livre 

1º lugar: Ordem e Progresso, Escola Victor Konder (São Francisco do Sul);

2º lugar: Sombra D`Alma, Escola Prefeito Geraldo Wertzer (Joinville);

3º lugar: Embrace, Escola Prefeito Marcus Rauh (Indaial);

Categoria Juvenil  

Dança livre  

1º lugar: Nordeste Independente, Escola Dr. Tufi Dippe (Joinville);

2º lugar: Biopsiquismo, Escola Professor João Rocha (Joinville);

3º lugar: Senzala, Escola Gerturd Aichinger (Ibirama);

Dança livre 

1º lugar: Ana Loven e João Allein, IFSC (Ibirama);

2º lugar: Thais Day e Gabriel da Silva, Escola Gerturd Aichinger (Ibirama).