Atividade acontece nesta quarta (19) e quinta-feira (20) com a participação de estudantes

Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Gaspar participam nesta semana de mais um Concurso de Declamação de Poesias. O evento, realizado anualmente, chega a sua 16ª edição e será promovido nesta quarta (19) e quinta-feira (20), às 13h30min. Assim como nos últimos anos, o concurso acontece de forma itinerante, em diferentes educandários da cidade. No primeiro dia, as declamações serão realizadas na Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda e, no dia seguinte, quem recebe as apresentações é o câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), no Bela Vista. 

O evento, segundo o coordenador do concurso, Gabriel Corrêa, é gratuito e aberto à comunidade em geral. "Nossa expectativa é bastante positiva. Este ano batemos o recorde de inscrições", comemora. Ao todo, 209 declamantes, entre alunos e professores de 15 unidades de ensino, irão participar do evento. 
Conforme explica Corrêa, o concurso é dividido em sete categorias. Na quarta-feira (19) se apresentam os inscritos nas categorias A (1º ao 5º ano), E ( jogral), F (livre) e G (compositores gasparenses). Na quinta-feira, é a vez das categorias B (6º ao 9º ano) C (ensino médio) e D (duo ou trio). Todos os participantes receberão medalha e os vencedores de cada categoria (primeiro, segundo e terceiro lugares) serão agraciados com troféus. 

Desenvolvimento
Os inscritos, segundo o coordenador, serão avaliados pela interpretação, entonação e dicção. "O concurso é importante pois traz muitos benefícios para os alunos. O evento ajuda no processo de memorização, desenvoltura e segurança dos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento criativo, já que muitos alunos declamam poesias autorais", ressalta Corrêa.