Novo pároco chega à paróquia Imaculada Conceição

Padre Alexsandro Valdir Borges substitui padre Fernando Steffens, enviado para Blumenau

Por

A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, em Gaspar, está sob novo comando. Nesta semana, uma novo pároco assumiu a administração da comunidade: o padre Alexsandro Valdir Borges, 34 anos. Ele substituiu o padre Fernando Steffens que, a pedido do bispo diocesano Dom Rafael Biernaski, assumiu a função de vigário paroquial na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. A posse de padre Alexsandro aconteceu na noite de sexta-feira (7), durante missa celebrada na igreja matriz, com a presença do bispo e grande participação da comunidade local. Na terça-feira (11) ele assumiu de fato os trabalhos na paróquia gasparense. Antes de ser enviado a Gaspar, padre Alexsandro administrava a paróquia São João Batista, no bairro Badenfurt, em Blumenau, onde permaneceu por cerca de três anos.

"Recebi com surpresa a notícia de que seria enviado a Gaspar, pois estava pouco tempo na comunidade do Badenfurt. Entretanto, vim para a nova paróquia com grande alegria pois nossa missão é estar a serviço da missionariedade", afirma. O pároco garante que dará o seu melhor à comunidade gasparense. "Os fiéis podem esperar um padre próximo, que está sempre perto e junto da comunidade. Afinal, não há pastor sem rebanho e rebanho sem pastor", disse. Apesar do pouco tempo, padre Alexsandro diz já se sentir "em casa". "Encontrei uma comunidade muito vibrante, dinâmica e muito acolhedora. Recebi uma recepção calorosa e muito afetiva", afirma. Ordenado padre em 2014, Alexsandro também passou pelas comunidades Imaculada Conceição, na cidade de Rio dos Cedros, e Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau.

Despedida

A posse do novo pároco aconteceu durante as festividades em honra à padroeira, que foram marcadas também pela despedida de padre Fernando. Ele deixou Gaspar após quase três anos de trabalhos. "Deixo a paróquia com muita gratidão no coração. Gratidão a Deus e a todo povo que nesse tempo me acolheu e me ensinou muito. Me ensinou, acima de tudo, a ser padre. Foi na paróquia do Bela Vista que comecei minha vida sacerdotal, então aqui foram meus primeiros passos e a comunidade me ajudou, estando ao meu lado nos desafios. Uma palavra que também fica no coração é carinho. E desde já fica a saudade, não no sentido de nostalgia, de um tempo que já se foi, mas saudade de tudo aquilo que vivemos, como recordação", disse.