Festival reúne pilotos em Gaspar
Voos serão realizados neste sábado (25) e domingo (26), no Morro Pelado, no bairro Santa Terezinha
Movimentação de pilotos de parapente será grande no Morro Pelado, no bairro Santa Terezinha / Foto: Divulgação/
Após ser adiado por duas vezes - devido às condições climáticas - o 22º Festival de Parapente de Gaspar está confirmado para este fim de semana. Os voos serão realizados no sábado (25) e domingo (26), a partir das 9h, com decolagens e pousos na rampa do Morro Pelado, no Espaço Terral, no bairro Santa Terezinha. Promovido pelo Clube de Parapente do Vale, o festival deve contar com a participação de aproximadamente 100 pilotos de todo Estado, que irão competir nas categorias Permanência Iniciante (até três anos de voo), Permanência Veterano e Trip Trail (que leva em consideração a distância e triangulação). "Nas categorias de permanência, os pilotos devem decolar e pousar na rampa. Já na Trip Trail o local de pouso é livre", explica o presidente do Clube de Parapente do Vale, Vandinei Schmitt.
Ele afirma que a previsão do tempo indica vento terral - o que favorece bons voos - e por isso a expectativa para o festival é bastante positiva. Além dos pilotos, a organização também espera a presença de um grande público. "No Espaço Terral existe toda a estrutura necessária para receber não só os pilotos, mas também suas famílias e o público em geral. O local conta com banheiros e durante o festival haverá completo serviço de bar e cozinha e almoço, além de música ao vivo", ressalta Vandinei. A entrada é gratuita. Já para os mais corajosos e aventureiros, o clube irá sortear dois voos duplos.
Referência
O presidente afirma que a rampa do Morro Pelado é referência em Santa Catarina e que o festival é uma oportunidade para o público conhecer o local e um pouco mais sobre o esporte. "A rampa de Gaspar proporciona bons voos à distância, tanto que vários recordes já foram quebrados aqui. Temos pilotos que decolaram do Morro Pelado e voaram até cidades como Joaçaba, Otacílio Costa e Santo Amaro da Imperatriz", conta. O público que for até o Espaço Terral poderá ter acesso à rampa, para prestigiar as decolagens e pousos.