Festival de Inverno segue até o dia 8 de agosto

Recital de Inverno, na noite de terça-feira (2), foi o primeiro evento da programação cultural (Foto:Divulgação/PMG)


Coincidência ou não, o 24º Festival de Inverno (Festinver), que faz parte da programação da ExpoGaspar, começou na semana em que, enfim, o frio deu o ar da graça. Mas, a programação do evento está mais quente do que nunca. A agenda cultural iniciou na noite do dia 2, com o tradicional Recital Lítero-Musical de Inverno, realizado no auditório da Ditran, e prossegue na quarta-feira e quinta-feira, dias 10 e 11, com o 28º Festival Escolar da Canção. O FEC é o único onde cobra-se entrada, porém, é um ingresso simbólico de R$ 3,00, que depois será revertido para uma instituição social do município.

O Festival Escolar, que acontecerá no Ginásio João dos Santos, tem mais de 70 canções inscritas em dez categorias. O FEC não é apenas para estudantes dos ensinos fundamental e médio de Gaspar, conforme explica um dos organizadores, Gabriel Correa. "Temos as categorias Universitário, que é voltada para ex-estudantes da nossa rede municipal e estadual de ensino, e a de pais e professores".

No dia 13 de julho, os sons de bumbo, trompete, tuba, clarinete, surdo, lira e prato vão ecoar no João dos Santos com a 33ª edição do Festival de Bandas e Fanfarras. Além das composições de Santa Catarina, o evento vai receber bandas e fanfarras dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Já no dia 15, a atração é o Concerto de Inverno, na igreja Matriz São Pedro Apóstolo. O Festinver vai também reforçar a importância do hábito da leitura, com a Biblioteca Viva, que vai acontecer de 31 de julho a 8 de agosto, aproveitando o período de férias escolares.

Neida Beduschi, diretora de Cultura e organizadora do Festinver lembra que todos os anos o festival gera surpresas, e neste ano não é diferente. "A repercussão do Festinver nunca é linear, ela sempre está em progresso. Ano passado as expectativas foram superadas e, neste ano, a tendência é que o festival tenha ainda mais engajamento".