Exposição reúne moedas e cédulas antigas
Mostra foi organizada no Colégio Madre Francisca Lampel
Foram três meses de trabalho, pesquisas e muita dedicação até a exposição "A história das moedas do Brasil e os números racionais" ganhar vida e se tornar uma curiosa atração no corredor central do Colégio Madre Francisca Lampel, no Centro de Gaspar. A mostra foi organizada pelos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, orientados pela professora das disciplinas de matemática e física, Cátia Cilene Voss Dolberth. Ela explica que a exposição conta com 1.500 moedas antigas e 300 cédulas de papel - acervo que pertence a professora e também ao colecionador Jorge Brum, ex-aluno do colégio. "Além disso, alguns dos estudantes também trouxeram algumas moedas que tinham guardadas em casa", diz.
A moeda mais antiga da exposição é de 1822 e o destaque fica para as moedas da época da monarquia, do ano 1867. "São duas moedas, uma de ouro e outra de cobre, que trazem a imagem de Dom Pedro II estampada", explica a professora. A mostra conta ainda com moedas estrangeiras, de países como Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e Inglaterra. Todo o material foi separado e catalogado pelos próprios alunos. "Para isso, eles fizeram pesquisas no site do Banco Central do Brasil".
Para que os detalhes possam ser apreciados pelo público, há lupas disponíveis e o acervo pode ser visitado por alunos de outras escolas da cidade. "Caso algum educandário se interessar em prestigiar a mostra basta ligar para o colégio e agendar um horário", ressalta a professora. O contato pode ser feito pelo (47) 3332 0935 e a exposição fica no local até o fim de novembro.
Aprendizado
De acordo com a professora, a ideia de montar a exposição surgiu em sala de aula, quando os alunos começaram a estudar os números racionais e inteiros. "Começamos a estudar a geometria das moedas e das cédulas, a medir área e perímetro. Além disso, os alunos criaram problemas, transformações e comparações com situações do dia a dia", afirma. A intenção, segundo Cátia, foi fazer com que os alunos tomassem gosto pelo conteúdo e entendessem o assunto com mais facilidade.