Filme nacional, estrelado pela atriz Lilia Cabral, pode ser conferido neste fim de semana na capital catarinense. A história já foi explorada no teatro

O filme brasileiro, Divã, estreou ontem (24) nos cinemas de Florianópolis. Em Blumenau, o longa nacional deve entrar em cartaz na próxima semana. Depois do sucesso no teatro, a história de uma mulher de 40 anos que procura um psicanalista por curiosidade e acaba enxergando com novos olhos o cotidiano da vida conjugal, vira um envolvente e surpreendente filme.
Divã conta a história de uma mulher moderna, inteligente, pragmática, divertida e superfeminina. Assim é Mercedes, uma mulher de quarenta anos, casada, dois filhos, com a vida estabilizada que resolve, meio por curiosidade, meio por brincadeira, procurar um analista. O que era para ser uma atividade inocente, logo se transforma em uma experiência emocionante  e devastadora.
Além de uma Mercedes discretíssima, estará em cena as facetas que ela reprime - a Mercedes da paixão ridícula, do ciúme, do drama mexicano, da insegurança, da sensualidade, da sexualidade. E que terá por contraponto sua grande e fiel amiga, Mônica, e Gustavo seu marido.
De dentro dessa mente feminina sairão figuras fundamentais de sua vida: o primeiro namorado, a amiga desquitada, as esposas clichês dos amigos do marido, a namorada patricinha do filho, os homens do single’s bar e o marido machão da amiga.

Surgimento

Dirigido por José Alvarenga Jr., de Os Normais, a comédia Divã nasceu com um livro da escritora gaúcha Martha Medeiros. A atriz Lília Cabral, que interpretou Mercedes também no teatro, foi quem decidiu levar a mulher e suas descobertas para o palco, ficando três anos em cartaz no Rio e em São Paulo. Quando Alvarenga foi assisti-la no teatro, gostou tanto que foi até o camarim pedir que a atriz conseguisse autorização para que ele transformasse o espetáculo em filme. Para o roteiro do longa, com 90 minutos de duração e classificação etária de 14 anos, o diretor chamou Marcelo Saback, que também cuidou do texto na versão teatral.
No elenco do longa-metragem estão, ainda, Cauã Reymond, que vai interpretar Murilo, um dos amores de Mercedes e Reynaldo Gianecchini. O galã está no filme para interpretar Théo, que vai atrapalhar o casamento de Mercedes.