A artesã Millyta Vergara se especializou em criar e produzir bonecas de pano e já são mais de 300 'filhas'


Millyta vai ganhar da Círculo o material que utiliza na confecção das bonecas / Foto: Fotos: Divulgação /


Há seis anos morando no Brasil, a artesã chilena Millyta Vergara cria e produz bonecas de pano. Uma arte que ela descobriu há cerca de 15 anos, quando ainda se dedicava às aulas de pintura com a sua concidadã e destacada artista Ana Maria Garcia.  

Formada em Decoração de Interiores e Marketing, Millyta cria as bonecas e dá nome a cada uma delas - e já são mais de 300 "filhas".

A artista define suas "meninas de pano" como românticas e femininas. "Cada uma tem charme e elegância próprios", acrescenta. A riqueza de detalhes e a proximidade com a perfeição leva ao limite entre a fantasia e a realidade, pois nas mãos da artesã as bonecas parecem querer ganhar vida.

Antes de se tornar artesã de bonecas, Millyta passou por diferentes técnicas e se aprofundou na pintura infantil. Com o passar do tempo, tendo ela muita vontade e sem saber costurar se tornou uma autodidata. No Chile, realizou vários seminários sobre suas bonecas, participou em feiras de artesanato e seu trabalho foi parar em diferentes revistas da área.

A artesã se tornou palestrante e professora, o que proporcionou a ela compartilhar sua arte com pessoas de outros países da América Latina e Europa. Espanha, Portugal, México, Colômbia, Argentina, Peru e Bolivia já conheceram o trabalho de Millyta. "Todas temos uma menina dentro de nós, que quer criar brincando", costuma dizer na abertura dos seus cursos.

A arte e talento de Millyta continuam correndo o mundo. Além das bonecas, a artista tem uma grife que gira em torno do seu trabalho. Com esse objetivo, ela atua como designer de tecidos para a marca Fernando Maluhy com quem já lançou várias coleções de tecidos que são utilizados para a confecção de roupas femininas. Recentemente uma empresa chinesa se interessou pelas suas estampas.

Millyta também atua como designer para a Hak Aviamentos e já lançou duas coleções de rendas de algodão. A artista chilena lançou seu primeiro Livro "La Vie en Rose" em 2017. Por causa do enorme sucesso e repercussão, o livro foi publicado também na Europa em 2018. Uma segunda edição, com uma nova coleção de modelos de bonecas, vem aí no segundo semestre de 2019.

A inquieta artista buscou valorizar ainda mais as suas criações e coleções, estabelecendo a harmonia perfeita entre estampas, tecidos e louças. Foi assim que, há um ano, nasceu a parceria com a Porto Brasil, uma empresa nacional com quase 20 anos de mercado que produz louças para cozinha. Millyta já desenvolveu duas coleções com base nas estampas dos tecidos utilizados nas roupas das bonecas.

Círculo

A gasparense Círculo também se interessou pelo trabalho da artista chilena e firmou uma parceria este ano para ceder todo o material necessário para a confecção das bonecas, desde lãs, linhas de costura e bordado, agulhas entre outros.