Biblioteca recebe mais um festival

Atividades terão início na manha desta quarta-feira (31)

Por


Festival é realizado desde 2017 e reúne centenas de crianças a cada edição / Foto: Divulgação/

A partir desta quarta-feira (31), a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, no Centro de Gaspar, ficará movimentada com mais uma edição do "Biblioteca Viva". As atividades, que seguem até o dia 9 de agosto (veja box), fazem parte das atrações do 24º Festival de Inverno (Festinver) de Gaspar e podem ser prestigiadas gratuitamente pela comunidade em geral. Na programação do festival estão oficinas, contação de histórias, sessão de cinema e poesia para o público a partir de quatro anos. A intenção é aproximar ainda mais a biblioteca da comunidade gasparense.

Durante os quatro dias de evento, a expectativa da organização é que aproximadamente 300 alunos dos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e escolas do município prestigiem o Biblioteca Viva, além do público em geral. As atrações duram no mínimo 50 minutos e, no máximo, 1h30min.

A administradora da biblioteca, Lúcia Küstner, explica que eventos como o festival movimentam a cultura do município e também incentivam o hábito da leitura. "Temos um retorno muito bom após os eventos realizados na biblioteca. Normalmente as crianças voltam com seus responsáveis para fazer uma carteirinha e conseguir usufruir do espaço que conheceram", ressalta. Ela também afirma que os agendamentos para turmas se esgotam rapidamente quando a programação é lançada.

A secretária de Educação de Gaspar, Zilma Sansão Benevenuti, salienta a importância do evento para a disseminação da cultura para as crianças gasparenses. "Além de ajudar no crescimento cognitivo da criança e pré-adolescente, eventos como esses divulgam o grande acervo e o espaço que Gaspar tem para a promoção de leitura", reforça.

O festival 

O Biblioteca Viva é realizado pela prefeitura, por meio da secretaria de Educação, Departamento de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, com o apoio do SESC Blumenau. O evento acontece desde 2017, com o objetivo de trazer a comunidade para a biblioteca, que neste ano completou 44 anos de atividades na cidade. Hoje, o acervo do espaço é composto por mais de 48 mil livros, gibis, revistas e outros impressos à disposição dos gasparenses. "O Biblioteca Viva é um movimento de sensibilização e ressalta a importância da leitura no cotidiano das crianças que estão em seu processo de formação", defende a diretora de Cultura de Gaspar, Neida Beduschi. Ela afirma que atualmente a biblioteca é um espaço cultural bastante ativo. "Muitas atividades estão programadas para acontece até o final do ano", afirma.

Programação

- Quarta-feira (31)

Às 8h30min e às 14h: Oficina e contação de histórias: "Histórias para sentir aquele medo gostoso"

Público: a partir de 10 anos

- Dia 5/08 

Às 8h30min e às 14h: Oficina e contação de histórias: "Elefantes"

Público: a partir de 4 anos

- Dia 6/08 

Às 14h: Visagem com a Cia ContaCausos

Público: a partir de 14 anos

- Dia 9/08 

Às 8h30min e às 14h: Sessão de Cinema - Mostra de Cinema Sesc

Público: de seis a 10 anos.

Informações: 3332 5156