Gaspar segue sem nenhum caso de Coronavírus

Em Santa Catarina já são 57 pessoas infectadas com o vírus

Por

Cinco dias depois do Governo do Estado decretar medidas rígidas para deter o avanço do novo Coranavírus (Covid-19), o número de pessoas infectadas segue aumentando. No último boletim, divulgado na noite de sábado (21), o governo do estado confirmou que já são 57 pessoas que contraíram o vírus, ou seja, seis a mais que na sexta-feira. No total, dezesseis municípios já registraram casos. Em Gaspar ainda não se tem registro de casos, mas seis pessoas são suspeitas de terem contraído o vírus Ao todo, 16 municípios de quatro regiões foram atingidos. O número de pacientes suspeitos passa de 400, porém, a partir do momento em que começaram a surgir casos de contaminação comunitária, ou seja, quando a pessoa não sai da sua região e mesmo assim contrai o vírus, a Secretaria de Estado da Saúde não tem mais como precisar o número exato de casos suspeitos. A orientação é para que as pessoas não se baseiam nos números e permaneçam em casa, pois essa é a melhor prevenção contra o Covid-19. 

 Calcula-se que possa ser maior. Em todo o país, o número de pessoas infectadas com o Covid-19 está perto de 1.200, de acordo com o último boletim. O número de mortes praticamente triplicou nos últimos três dias. Agora já são 18, a maioria no Estado de São Paulo. O Ministério da Saúde decidiu não mais divulgar o número de casos suspeitos em função da contaminação comunitária.

Em toda Santa Catarina seguem valendo as medidas do governo para estado de emergência que tem como principal objetivo evitar a movimentação de pessoas pelas ruas da cidade. Apenas estão autorizados a funcionar serviços essenciais, como hospitais, farmácias, supermercados, transporte de produtos, postos de combustíveis e imprensa.

Gaspar

Em seu último boletim, divulgado no final da tarde deste sábado (21), a Prefeitura informou que ainda aguarda os resultados dos exames dos seis casos considerados suspeitos de Covid-19 em Gaspar. "Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados e se encontram em isolamento domiciliar. Nenhum caso confirmado foi registrado na cidade. Outras 36 pessoas continuam sendo monitoradas em domicílio, mas não se enquadram como casos suspeitos pelo protocolo da Organização Mundial da Saúde - OMS", informa o boletim.

 Somente um laboratório de Santa Catarina é credenciado para realizar oficialmente o exame, o Lacen. Nesse sábado, a Unidade de Saúde do Centro da cidade, que desde quarta-feira (18), atende exclusivamente pessoas com sintomas de gripe, respiratórios e pulmonares, realizou 80 consultas.

A Polícia Militar, sob o comando do major Pedro, vem fiscalizando, orientando e notificando estabelecimentos comerciais abertos em descumprimento ao Decreto do Governo do Estado. Na sexta-feira (20), quatro foram notificados. O Procon também continua de olho nos preços praticados em supermercados, farmácias e postos de combustível. Com o auxílio do Departamento de Fiscalização e da Polícia Civil. Em caso de prática abusiva de preços, o órgão vai multar os estabelecimentos.

   Neste sábado a Prefeitura de Gaspar, através do Gabinete de Crise, também implantou uma Central de Informações. Com voluntários da Defesa Civil e do quadro de servidores comissionados da Prefeitura que se colocaram à disposição para ajudar, foram realizados 38 atendimentos via telefone e WhatsAp, sendo que seis foram auxílios a idosos para realizar compra de medicamentos e alimentos.

Veja a lista dos municípios onde já existem casos confirmados

Florianópolis: 10

Braço do Norte: 6

Tubarão: 6

Criciúma: 6

Balneário Camboriú: 6

Itajaí: 6

Joinville: 4

Rancho Queimado: 2

Imbituba: 2

Chapecó: 2

São José: 2

Jaguaruna: 1

Jaraguá do Sul: 1

Navegantes: 1

Pomerode: 1

Gravatal: 1