Alunos gravam CD com cantigas
-
Trabalhos foram apresentados ao s pais na terça-feira (23), durante entrega dos boletins (Fotos: Kássia Dalmagro/Jornal Metas)
Álbum faz parte de um projeto desenvolvido com alunos da Escola Básica Ivo D`Aquino
As paredes da Escola de Educação Básica Ivo D`Aquino, no bairro Coloninha, ganharam um colorido especial na terça-feira (22), quando foi realizada uma mostra no educandário. A exposição reuniu trabalhos produzidos pelos alunos dos terceiros anos do ensino fundamental durante o primeiro bimestre deste ano. Conforme explicam as professoras responsáveis pela atividade, Camila Dias e Solange Vieira, a mostra foi o encerramento do projeto "Sequência Didática: cantigas de roda". "Tivemos a ideia de colocar o projeto em prática pois percebemos que muitos alunos estavam com dificuldades para ler e escrever", justifica Camila. A atividade envolveu produções de texto, leituras, dobraduras e canto. "Todos os trabalhos foram voltados à alfabetização", ressalta a professora.
O projeto resultou na gravação de um CD, com quatro cantigas. "Dividimos os alunos em grupos e cada um deles gravou uma música diferente. A gravação foi feita em sala de aula, com celulares e câmera fotográfica. Além disso, os estudantes confeccionaram um livro com a letra de cada cantiga gravada". A ideia, segundo a professora, é que os pais possam dar continuidade ao projeto em casa. "Com o CD e o livro eles podem ouvir e cantar as cantigas com os filhos em casa", afirma. A iniciativa foi bem recebida pelos pais. Vanessa Szczotka, mãe de Flávia, de oito anos, gostou do projeto e diz que vai passar a cantar as cantigas com a criança em casa. "Achei a iniciativa muito interessante. Ainda mais para a minha filha, que está aprendendo a ler".
Incentivo
A assistente de direção e coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Thais Helena Coradini, fala da importância da realização de projetos como este na escola. "Atividades como esta chama a atenção das crianças para aprender, despertam seu interesse e contribuem para que elas exercitem a criatividade", defende. Por isso, a coordenação sempre apoia este tipo de iniciativas. "As professoras já estão trabalhando na elaboração de um novo projeto", revela.
De acordo com a professoras, após a atividade os alunos melhoraram o desempenho. Além disso, outro ponto positivo apontado por elas foi o resgate das cantigas na vida das crianças. "O que nos chamou a atenção é que os alunos não ouviam músicas infantis, este tipo de canção não fazia parte de seu repertório musical", afirma Camila. O trabalho envolveu cerca de 80 estudantes entre oito e nove anos.
Deixe seu comentário