Festa de Santo Antônio inicia na noite desta sexta-feira (7)


Igreja do Alto Gasparinho promete ficar novamente lotada para as homenagens ao padroeiro / Foto: Arquivo Jornal Metas/

Homenagear o padroeiro do bairro Alto Gasparinho e promover uma grande confraternização na comunidade. É com este objetivo que será realizada em Gaspar mais uma edição da tradicional Festa de Santo Antônio. O evento, promovido há mais de 80 anos na cidade, terá início na noite de sexta-feira (7) e seguirá durante todo o fim de semana com diversas atrações para o público (veja box). O destaque do primeiro dia da festa é a tradicional macarronada, preparada pelo Circolo Trentino Di Gasparin. O jantar será servido logo após a missa, que será celebrada às 19h, pelo padre Celso Marquetti. Os tickets poderão ser adquiridos no local.

A expectativa para o evento, segundo o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Gilberto Nicoletti, é bastante positiva. "A Festa de Santo Antônio é um evento tradicional em Gaspar, que sempre reúne um grande público. Nesta edição certamente não será diferente", ressalta. Segundo Nicoletti, além da comunidade gasparense, a festa também conta com a presença de visitantes de cidades vizinhas, como Ilhota, Blumenau, Brusque, Botuverá, Balneário Camboriú, entre outras. "Começamos a preparar o evento com aproximadamente dois meses de antecedência e, durante a festa, contamos com a colaboração de cerca de 200 voluntários. Tudo para melhor receber e atender o público", garante o coordenador. Outro diferencial do evento - uma das maiores festas religiosas de Gaspar - é a realização dos bailes, com entrada gratuita.

Um dos objetivos do evento é também arrecadar recursos para melhorias e manutenção da comunidade. "Queremos ampliar o centro comunitário, ampliar a cozinha e as salas de catequese", diz. 


Programação


Sexta-feira (7)

19h - Missa presidida pelo padre Celso Marquetti;

Após a celebração acontece a tradicional macarronada e brincadeiras, além do completo serviço de bar e cozinha. Também haverá baile, animado pela banda Coração Baileiro. Entrada gratuita.

Sábado (8) 

19h - Missa presidida pelo frei Carlos Ignácia.

Após a celebração, acontecem os tradicionais festejos e baile com animação da banda Som Baileiro. Entrada gratuita.

Domingo (9) 

9h30min - Missa dos Festeiros presidida pelo pároco, frei Paulo Moura.

Após a celebração, acontecem os tradicionais festejos, almoço e tarde dançante com grupo Tchê Chaleira. Entrada gratuita.