Escola foi criada em Gaspar no dia 29 de maio de 1934 pelo Coronel Aristiliano Ramos
A Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda, localizada no Centro de Gaspar, completou ontem (29) 75 anos de história. As comemorações à data, que tiveram início na sexta-feira (29) seguem durante o dia de hoje (30) com diversas atividades. Às 8h começam as seletivas do futsal, tanto masculino quanto feminino e às 8h30min os alunos apresentarão um sarau de poesias. Uma seletiva de cantores, com apresentações musicais encerra a programação. As atividades programadas foram ensaiadas pelos alunos por aproximadamente um mês.
“Tínhamos pensado em fazer uma comemoração maior. Porém, como a reforma da escola atrasou por causa da catástrofe de novembro, resolvemos fazer uma festa mais simples, somente com os funcionários da escola, pais e alunos”, explica Neida Beduschi da Silveira, diretora. Segundo ela, a Honório Miranda conta hoje com 1150 alunos do ensino médio, distribuídos nos três períodos. “Além dos 75 anos temos muito para comemorar. Nossa escola cresce e se desenvolve a cada ano, o que é muito importante”, ressalta.
Neida atribui o crescimento da escola à reformulação da estrutura física e à modernização do ambiente escolar, medidas tomadas para melhorar o trabalho pedagógico e tornar as aulas mais atrativas. “Precisamos fazer com que os alunos sintam interesse em estar na escola”, afirma. Um dos objetivos do educandário, segunda a diretora, é preparar os alunos para o mercado de trabalho, ensinando a eles ter responsabilidade e comprometimento.
Para todos
A professora de educação física Maria Comeli, que por 19 anos lecionou na Honório Miranda, está aposentada há um mês e já sente saudades da escola. “Era muito bom dar aulas na Honório Miranda. A escola reúne alunos de diversos bairros da cidade e ainda assim consegue manter a disciplina. Os estudantes sempre foram muito educados”, diz.
Já o professor Michel Jaques, de língua portuguesa, ressalta a política que a escola segue. “Meu primeiro emprego como professor foi na Honório Miranda e me identifiquei muito com a política da escola. Temos liberdade para desenvolver projetos inovadores para os alunos e isso é muito importante”, explica.
A história
A Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda foi criada no dia 29 de maio de 1934 através do decreto nº600, pelo Coronel Aristiliano Ramos, Interventor Federal de Santa Catarina. A escola funcionava no prédio da antiga prefeitura até que em setembro de 1936 foi transferida para uma construção própria, na Rua São Pedro, no Centro de Gaspar.
O primeiro diretor da Honório Miranda foi Gustavo Gonzaga, que ficou no cargo até o ano de 1938 e os primeiros a darem aula na escola foram Teodósio Wanderley, Benta Cardoso, Otília Cardoso, Rodolfina da Silva, Cora Bridon e Ambrosina Macedo.
Hoje, a escola é administrada pela diretora educacional Neida Beduschi da Silveira, que assumiu o cargo em junho de 2006. A escola atua com o ensino médio regular e ensino médio integrado à educação profissional, com curso técnico em informática. São 1150 alunos, distribuídos em 31 turmas. As aulas são realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Deixe seu comentário