
Sessão Solene celebra 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina

-
Quadro a imigração italiana pintado pela artista plástica gasparense Débora Darós (Fotos: Arquivo Jornal Metas)
Homenagens serão prestadas aos descendentes dos imigrantes
A Câmara de Vereadores de Gaspar promove na noite desta quinta-feira, dia 20, uma Sessão Solene em celebração aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina. O município foi o primeiro a instalar uma colônia italiana no Vale do Itajaí, por volta de 1875. De lá pra cá, a cultura e tradição, trazidas da Itália pelos imigrantes, permeiam a sociedade gasparense. A solenidade inicia às 19h, no plenário do legislativo municipal, sendo aberta ao público.

-
A Festa Italiana, no Alto Gasparinho, reúne a comunidade numa reverência às tradições trazidas pelos imigrantes / FOTO DA FESTA EM 2012 (Fotos: ARQUIVO JORNAL METAS)
A Sessão Solene é iniciativa dos vereadores Sandra Mara Hostins (PL) e Dionísio Luis Bertoldi (PT), que fazem parte do “Circolo Trentino di Gasparin”, um grupo formado na década de 1990 para unir famílias que buscam resgatar e preservar os hábitos, costumes e a herança cultural do povo trentino.
Durante a solenidade, vai ocorrer uma apresentação cultural do Grupo Folclórico Do Circolo Trentino di Gasparin.
A sessão contará com a presença de convidados e autoridades, entre elas o prefeito Paulo Koerich, a presidente do Circolo Trentino di Gasparin, Ana Catarina Bertoldi, e de Luciana Benaci Schmitt, que irá discursar em nome dos descendentes de imigrantes italianos que serão homenageados.
O vereador Dionísio Luis Bertoldi (PT), nascido e morador do Alto Gasparinho, uma das primeiras regiões de Gaspar ocupadas por italianos, diz que é mais um importante ato de valorização da imigração e herança italiana ao povo gasparense. Em 2023, o vereador foi autor de um Projeto de Lei n. 1/2023, aprovado e sancionado, que instituiu o 21 de fevereiro com o Dia do Imigrante Italiano em Gaspar.
“Os italianos vieram ao Brasil em um momento de muitas dificuldades e, com esforço, melhoraram a condição de vida e contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Assim como fomos bem recebidos, procuramos acolher bem aqueles que saem da terra natal para construir uma vida por aqui”, completa.
Para a vereador Sandra Mara Hostins (PL), a Sessão Solene enaltece a contribuição dos imigrantes italianos que atravessaram o Oceano Atlântico em busca de uma nova vida. “Será um momento para resgatar parte da nossa história, escrita com muito trabalho, esforço e força daqueles que tiveram a coragem de abandonar a terra natal e desbravar caminhos e viver novas possibilidades em terras catarinenses”, enfatiza a parlamentar.

-
Vereador Dionisio é um dos organizadores da Festa Italiana, no Alto Gasparinho, / FOTO DA FESTA EM 2012 (Fotos: ARQUIVO JORNAL METAS)
Exposição
A história da imigração italiana em Gaspar também está retratada em uma exposição, aberta nesta quinta-feira, dia 20, com imagens comemorativas à imigração italiana em Gaspar. A amostra vai de 20 a 28 de fevereiro, no hall de entrada da Prefeitura de Gaspar (área de serviços), na Praça Getúlio Vargas, das 8 às 17 horas.

-
Circolo Trentino di Gasparin mantém viva as tradições italianas em Gaspar / FOTO DA NOITE ITALIANA DE 2008 (Fotos: FOTO MARCO GAMBORGI)
Roteiro gastronômico
Neste mês de fevereiro, Gaspar também terá uma programação de eventos gastronômicos para marcar o Dia do Imigrante Italiano. O cronograma inicou no dia 15 e segue até o próximo domingo, dua 23. Nesse período, os restaurantes da Rota Villa D’Itália, no bairro Alto Gasparinho, atenderão em dias específicos com pratos da culinária italiana: massas artesanais, risotos, polentas, queijos e vinhos. Além da gastronomia, os visitantes poderão acompanhar apresentações musicais, com canções italianas tradicionais e desfrutar da paisagem e outros atrativos que o roteiro oferece.
As comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana em Gaspar prosseguirão em outros meses, com uma caminhada pela Villa D’Itália prevista para maio; e a apresentação da Orquestra de Milão, em agosto.
Tags
- 150 anos da imigração italiana
- brasil
- Cultur
- Gaspar
- Imigração Italian
- Imigração Italiana
- imigrantes
Deixe seu comentário