Coro Misto Santa Cecília, de Gaspar, completa 110 anos neste sábado (22). Comemorações prometem encantar o público.
Coro Misto Santa Cecília, de Gaspar, completa 110 anos neste sábado (22). Comemorações prometem encantar o público.
Há 110 anos, o público gasparense é presenteado com as belas vozes do Coro Misto Santa Cecília. A cada apresentação, o grupo encanta, emociona e surpreende os ouvintes. As canções entoadas perfeitamente pelo Coro estão presentes nos mais importantes momentos da cidade. O brilho nos olhos de quem assiste a uma apresentação do grupo prova o profissionalismo destes cantores.
A existência do Coro Misto Santa Cecília em Gaspar tem um significado muito importante no meio artístico e cultural do nosso município e região. Por isso, comemorar os 110 anos do Coro é um enorme orgulho para Gaspar.
A primeira comemoração será realizada hoje (22), durante uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A atividade, que tera início às 19h, contará com apresentação de obras sacras em latim e atuais. Para abrilhantar ainda mais a noite, o Coro terá a participação dos músicos convidados da família Hübner, de Curitiba (PR), e dos blumenauenses Paulo Augusto Mannes e Helder Cadore.
A segunda comemoração acontecerá no dia 7 de dezembro, também na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. O Coro irá realizar o seu Concerto Anual, a partir das 20h, com a participação dos músicos Jonas França, René Labes e Helder Cadore. Os dois eventos terão regência de Dayro Bornhausen.
O Coro
A história do Coro Misto Santa Cecília caminhou paralelamente com a história da Paróquia São Pedro Apóstolo, mais precisamente com a fixação da Ordem Franciscana na coordenação dos trabalhos religiosos no município.
Os registros de que se tem conhecimento dão indícios de que o canto coral sempre existiu nas liturgias da Igreja Católica de Gaspar, porém, se intensificou de uma forma mais organizada e concreta no dia 22 de novembro de 1898. Em 1900, sob a regência do renomado músico Frei Pedro Sinzig, consolidava-se uma atividade que seria promissora e contínua.
Ao longo dos tempos, vários sucessores conduziram o coral com maestria. Em 1935, Luiz Franzói era o responsável, sendo que Ildefonso Koser assumiu o grupo em 1955. Em 1958, o Coro Misto Santa Cecília foi reorganizado por Egon Bohn e a partir de 1988 por Celine Gaertner. Desde 2002 Dayro José Bornhausen é o regente.
Hoje, o Coro é formado por 38 integrantes voluntários das mais variadas áreas de trabalho. Além de músicas sacras, interpreta também músicas populares, clássicas e folclóricas em vários idiomas.
Programe-se
Hoje, dia 22
Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, às 19h. Apresentação de obras sacras em latim e atuais.
Domingo, dia 7
de dezembro
Grande concerto anual na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, às 20h. Apresentação de músicas populares e natalinas.
Deixe seu comentário