style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O Jornal Metas recebeu nesta semana a visita do gerente de Marketing e Comunicação da SC Gás. Ele veio acompanhado do economista Conrad Sampaio e da designer gráfica Marina Versola. Eles foram recepcionados pelo diretor do JM, José Roberto Deschamps e equipe de redação. Leonardo falou um pouco sobre os negócios da companhia, o mercado atual e nova fase, onde a ideia da SCGÁS é buscar uma aproximação maior com as comunidades onde está inserida. Em seguida, o gerente da SCGÁS esteve participando da inauguração da Praça das Flores, que é uma ação integrada ao Projeto Socioambiental Promovendo a Biodiversidade e Educação Ambiental, na Escola Angélica Costa, cujos recursos financeiros são da companhia de gás.


Números da economia

Santa Catarina segue avançando quando o assunto é abertura de empresas. Em apenas dois meses, o estado contabiliza um saldo positivo de 23.118 novos negócios, uma média de 392 por dia. Só no mês de fevereiro, 18.429 foram constituídas, enquanto as extintas totalizaram 6.829, o que corresponde ao saldo positivo de 11.600 empreendimentos. Os números são do Observatório da Junta Comercial (Jucesc). Se comparado com os dois primeiros meses de 2019 (saldo 14.042), o estado teve um crescimento de 64% em novos negócios. Dentre as medidas implantadas pela gestão Carlos Moisés que melhoram o ambiente de negócios para quem quer investir, gerar emprego e renda, estão as dispensas de alvarás e licenciamento. São mais 570 atividades econômicas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e segurança da sociedade. 


Moção de aplausos

O deputado estadual, Ismael dos Santos, teve aprovada uma Moção de Aplausos a Lúcia Kistner, pedagoga e Diretora-Geral da Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, de Gaspar. A professora é reconhecida nacionalmente pelo seu empenho à frente da instituição. Entre os destaques estão os três projetos de leitura, idealizados por ela, que ganharam certificação internacional, dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Lúcia assumiu a gestão da biblioteca em 2000. 


Palestra para as mulheres na Câmara

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Gaspar vai promover uma palestra com o tema "Educação Financeira", voltada exclusivamente para o público feminino. O evento, gratuito, está marcado para a próxima segunda-feira, dia 28, às 17h30min, e faz parte das comemorações do mês dedicado às mulheres. A palestrante será Rúbia Danielli Barnardes Lick, assessora de investimentos.


Gasparense lança livro

Mais uma gasparense entrou para o mundo da literatura. Zeni Maria lançou o seu primeiro livro na noite de quinta-feira, dia 24, no auditório da Prefeitura de Gaspar. A publicação "Deixa eu colocar para fora", da editora Palavra e Verso, tem o objetivo de mostrar, através da poesia, que é possível a superação. Morando em Itapema, Zeni é pedagoga e possui pós-graduação em psicopedagogia. É professora de educação infantil e alfabetização de adultos e é membro da Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores (ALIPE) e da Academia Internacional das Mulheres das Letras (AIML). Ela conta que sempre esteve em meio aos livros e pesquisas. "Este lugar sempre foi muito confortável para mim".