style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Ivete Hames, primeira dama Leila e o prefeito Kleber, a diretora Thais Coradini, vereador Cleverson, João Deschamps (APP), assessora de direção Marlete Scussel e o Secretário Antunes

A ação do governo do Estado, na manhã de sexta-feira (30), de ir à Escola Ivo D`Aquino em Gaspar para efetuar a retirada dos oito aparelhos de ares condicionados fornecidos pelo Estado e que ainda aguardam para serem instalados, movimentou a cidade. A direção e a APP da Escola mostraram liderança na gestão e revidaram a iniciativa, com a mobilização de autoridades, imprensa e lideranças políticas e empresariais, entre elas o prefeito Kleber Wan-Dall, o Secretário de Educação do município, Emerson Antunes; o vereador Cleverson Ferreira; a diretora do Escola, Thais Helena Marques Cortiço Coradini e o representante da APP, o professor João Leonardo Deschamps e este colunista que de imediato interviram junto à Secretaria de Estado da Educação e tiveram uma solução. A justificativa do Estado para levar os equipamentos é que algumas das escolas contempladas não tem rede elétrica adequada. Segundo informação da Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau, 46 equipamentos de ares condicionados, de seis escolas de Blumenau, Gaspar, Luiz Alves e Pomerode estariam sendo transferidos para Escolas da Grande Florianópolis. 


Pediu mas não levou II

O secretário de Educação de Santa Catarina (SED), Vitor Balthazar, assim que soube da situação, determinou que houvesse uma reavaliação do caso e não permitiu que retirassem os equipamentos da escola. Disse ainda; "Sabemos que a comunidade escolar está aguardando por essa instalação. Por isso, não apenas os aparelhos de ares condicionados ficarão na escola, como será acelerado o processo de adequação da rede elétrica para que os equipamentos possam estar funcionando para o verão." O estranho é que a Secretaria de Educação tem equipamentos em estoque, não teria essa necessidade de retirar de uma escola para levar à outra. Não justifica, descobrir um "santo para cobrir outro". Será que teria "fogo amigo" dentro do governo..., e justamente nas vésperas da eleição? Felizmente, o final foi postivo para a escola, que poderá, em breve, disponibilizar os equipamentos para os seus estudantes.


Orientações do TER/SC

O desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, Presidente do TRE/SC, fez pronunciamento sobre as eleições no próximo domingo (2/10), conclamando os mais de cinco milhões de eleitores catarinenses, aptos a votar, a exercer sua cidadania por meio de um voto responsável e consciente. Ele lembrou que o debate de ideias é fundamental para democracia e que as escolhas de cada um trazem consequências para o Estado e para a Nação. Observou, ordem de votação a ser observada pelos eleitores. O primeiro voto é para deputado federal (que tem quatro números); na sequência deputado estadual (cinco números), senador (três números) e depois governador e presidente da República, ambos os casos com dois números, que identificam a legenda partidária do candidato. Convém lembrar que os suplentes de candidatos ao Senado e os candidatos a vice-governador e a vice-presidente da República também aparecerão nas urnas. E que o eleitor deve aguardar a indicação de confirmação do voto para cada cargo - e confirmar - para conclusão do voto. E para finalizar, o presidente, ressaltou que a Justiça eleitoral está preparada para garantir uma eleição transparente, segura e tranquila, e que expresse a fiel vontade dos eleitores. "Estaremos sempre ao lado da democracia, para assegurar nas urnas o desejo da maioria", finalizou o presidente do TRE/SC. É o que nós pessoas de bem esperamos presidente.?