Pedido de impugnação
Por Alexandre Melo (Interino)
É fato que o vice-prefeito e candidato a deputado estadual, Marcelo de Souza Brick, pulou de um partido para outro na surdina. Não fez muito alarde e quando a imprensa descobriu ele já estava filiado ao Patriota. Talvez essa mudança tenha gerado desconfianças, até porque se noticiou que o vice-prefeito havia achado uma brecha na legislação para mudar de partido depois do prazo eleitoral de 2 de abril. Por ora, nos parece que a mudança foi dentro da legalidade, é o que informa o TSE. Agora, se Brick já estava no Patriota, o que teria ele ido fazer numa reunião do PSD nove dias depois? Talvez, se despedir dos ex-companheiros da sigla que o abrigou por tantos anos, mas jamais abrir a reunião, conforme se lê na ata, na condição de presidente (só presidente abre reunião) convocando os partidários do PSD a se unirem já visando as eleições de 2024, onde ele, agora no Patriota, é candidato a Prefeito. Coisas da política, mas que precisa, sem dúvida, de esclarecimentos.
Campanha
Se essa vai ser uma das mais acirradas campanhas eleitorais desde a redemocratização do país, sem dúvida vai ser também a de nível mais baixo da história. Por enquanto, só troca de golpes/acusações entre os principais postulantes aos cargos de presidente da República, além dos já tradicionais pedidos de impugnação e inelegibilidade e por aí vai. E vem aí a propaganda eleitoral gratuita, na próxima sexta-feira, onde devemos também ter os maiores índices de audiência dos últimos anos e o mais baixo nível de discussão. E durma-se com tanto barulho e panelaço!
Mesários
É tanta gente querendo participar das eleições deste ano que até o número de mesários voluntários surpreendeu a Justiça Eleitoral. São cerca de 830 mil mesárias e mesários voluntários para as Eleições Gerais de 2 de outubro, ou seja, quase a metade vai estar lá não por convocação, mas por livre vontade. A quantidade é 93% maior que a observada em 2018, quando, no pleito daquele ano, cerca de 430 mil mesários compareceram às seções eleitorais. Já o aumento registrado entre as Eleições Municipais de 2020 e as Gerais de 2022 é de 23%. No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% vão atuar voluntariamente.
Sabatinas
Quem tá acompanhando as sabatinas com os candidatos à Presidência da República já percebeu que a TV Globo mudou o formato. Não tem mais relógio contando o tempo para as respostas. São 40 minutos corridos. O candidato que fala mais, responde menos perguntas. Agora, o que não dá é os entrevistadores comentando ao invés de perguntar. Foi assim com Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, os dois primeiros sabatinados. Aliás, Bolsonaro bateu o recorde de audiência do JN. Foram quase 10 milhões de telespectadores só nas capitais e a audiência bateu nos 33% contra os 21% da média do JN. Já dá pra colocar o Bolsonaro no lugar da novela.
Lombadas eletrônicas
O secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Jorge Pereira, havia informado que as lombadas eletrônicas ficariam desligadas até que fosse concluído um diagnóstico sobre a efetividade dos equipamentos na cidade. Não deu para esperar. Menos de um mês depois, acabou renovando contrato com a empresa responsável pelos equipamentos e já tá tudo ligado de novo. Por força da legislação, os equipamentos não podem já sair multando, embora fosse esse o desejo, vão passar por um período de adaptação aos motoristas, embora continuem no mesmo lugar de antes.
PDT
O primeiro candidato ao Governo do Estado a visitar Gaspar depois do início oficial da campanha eleitoral foi o do PDT, Jorge Boeira. Ele esteve no bairro Santa Terezinha na tarde desta terça-feira (23), onde provou da cuca da Padaria Sete. Ele veio acompanhando do seu vice-candidato, Adilson Buzzi. Quem fez as honras da casa foi o ex-vereador e presidente do partido, advogado Roberto Procópio. Pela manhã, Boeira participou, em Florianópolis, do debate promovido pela Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão. Boeira disse ter ficado muito satisfeito em ver a organização e força do PDT local. "Deixo a cidade ainda mais convicto de que serei o governador a partir de 1º de janeiro de 2023", afirmou.