Mudança JM

Por

Depois de 17 anos circulando nas quartas-feiras e sábado, o Jornal Metas vai passar por mudanças na sua periodicidade. A partir do próximo mês (julho) as edições impressas do Metas, que completou 23 anos de circulação e produzindo boa informação aos clientes, leitores/assinantes e anunciantes, passa a circular com uma edição semanal. Muda também a data de circulação, que passa a ser às quintas-feiras. O que não muda é o conteúdo que continua relevante, priorizando notícias de Gaspar, de cidades vizinhas e região.


Pedido de esclarecimentos

 O clima esquentou na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, dia 27, com o requerimento do vereador Alexsandro Burnier (PL) solicitando a convocação do diretor presidente o Samae de Gaspar, Alexandre Jean dos Santos, a fim de prestar esclarecimentos sobre mais um vídeo/áudio que circula no aplicativo de WhatsApp, com suposta conversa entre ele e o ex-secretário da Fazenda e Gestão Administrativa Jorge Pereira. A convocação está sendo solicitada para o dia 13 de julho, ou seja, após o depoimento de Jorge Pereira na CPI da Rua José Rafael Schmitt, marcada para o dia 4 de julho. O vereador Chico Anhaia (MDB), líder do governo, foi à tribuna e deixou claro que o governo não tem o que temer e pediu para que a bancada governista votasse a favor, desde que a data fosse no dia 12 de julho em vista de compromissos do secretário. O requerimento foi aprovado por 13 votos favoráveis. Vamos, agora, aguardar pela resposta do secretário, mas como disse Anhaia: quem não deve não teme.


Microcrédito

 Alternativas para o fortalecimento do microcrédito e das microfinanças em Santa Catarina foram discutidas, na segunda-feira, 26, durante reunião entre o Badesc e as entidades representativas do setor, a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e a Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul (AMCRED-Sul). Desde a fundação do Microcrédito em Santa Catarina em 1999, o Badesc se coloca como parceiro estratégico dos microempreendedores e o principal fomentador das organizações de microcrédito do Estado, responsáveis por repassar os recursos da Agência e financiar os pequenos negócios.O governador Jorginho Mello (PL) tem solicitado foco no apoio aos microempreendedores e que a Agência de Fomento estude o aumento do funding para as instituições com ampliação do escopo para Microfinanças.


O Novo vem aí

 O Partido Novo está se estruturando em Gaspar e já tem pré-candidato a prefeito. Na próxima segunda-feira, dia 3, os simpatizantes e filiados do NOVO de Gaspar se reúnem para oficializar a comissão provisória do partido, ocasião em que também será revelado o nome do pré-candidato a Prefeito.


Central de atendimento

 Com o objetivo de fazer uma avaliação dos primeiros cinco meses de atuação da Central de Atendimento aos Municípios (CAM) e de todos os 21 Núcleos de Gestão de Convênios, foi realizada uma reunião de alinhamento na capital. Ao todo, foram autorizados mais de R$ 146 milhões em programas e propostas, 400 pessoas atendidas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades, além de mais de 142 mil consultas e acompanhamentos de processos nos NGC, e o cadastro de quase 1.800 emendas impositivas vindas dos deputados estaduais. “Nos primeiros meses, precisamos definir o fluxo de demandas e o mapeamento das atividades de cada setor dentro da CAM e dos núcleos. Depois disso, o desempenho de todos os servidores melhorou e pudemos entregar melhores resultados”, explicou o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto.


Combustíveis

 Na próxima semana, o governo federal aumentará mais os impostos cobrados sobre gasolina e etanol. O aumento do PIS/Cofins será de R$ 0,22 por litro para os dois combustíveis. A alta acontece depois da Petrobras anunciar nova redução no preço da gasolina na semana passada, porém, a tendência é que o litro da gasolina fique acima do que vinha sendo praticado até a última redução do valor na refinaria.


?

Prefeito “democrático”

 A vereadora de Ilhota, Vanderleia Richartz (PP), está indignada com a falta de transparência do prefeito de Ilhota, Érico de Oliveira, o popular Dida. A razão disto são os mais de 35 pedidos de informações e requerimentos feitos ao alcaide ilhotense em 2022 e 2023 referente à execução de obras e serviços no município. O prefeito Dida não está nem aí para parlamentar e não respondeu a nenhum dos questionamentos até agora.


Prefeito “democrático”  

A vereadora Vanderléia têm questionado, por exemplo, porque o prefeito ainda não entregou os uniformes escolares para as crianças. Segundo ela, nem uma simples resposta recebeu do alcaide ou da Secretaria de Educação. A vereadora garantiu que vai continuar lutando e irá procurar os meios legais para obter as informações que o prefeito está sonegando aos munícipes, aliás, boa parte deles eleitores de Dida.