Ministro liberou os primeiros oito quilômetros e prometeu acabar a obra em dois anos / Foto: Kássia Dalmagro - Jornal Metas/

Em 2008, a presidente Dilma Rousseff prometeu entregar, em dois anos, 73km da BR-470 duplicados. Um engodo. O primeiro edital de duplicação - Lote 2 - foi assinado somente em 2013. Tudo o que o povo do Vale do Itajaí não queria era ouvir uma nova promessa dessas. Nove anos depois e apenas oito quilômetros de duplicação entregues, o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, veio ao estado praticamente com o mesmo discurso. Ou seja, utopia pura. Ele prometeu entregar os 73km da rodovia totalmente duplicados em dois anos. Dá para acreditar? Não. Em março, o Governo Federal anunciou um contingenciamento, ou seja, corte no orçamento de mais de R$ 29 bilhões.O Ministério da Infraestrutura perdeu R$ 4,3 bilhões. Mesmo que a pasta tenha conseguido recuperar R$ 2 bilhões, ainda é significativo o corte que vai atingir todas as obras de infraestrutura no país, inclusive a nossa BR-470. Embora o ministro diga que essa obra é prioridade, não vai ter dinheiro para concluir a obra em dois anos. 

Menos, ministro 2

O ministro poderia ter sido bem mais realista e aberto o jogo. Existem mais de mil processos de desapropriação em andamento - a maioria no trecho entre Blumenau e Indaial. Esse é um dos "nós" que precisa ser desatado se o governo quer mesmo acelerar a obra e cumprir a promessa de dois anos. Porém, estamos no Brasil e os processos de desapropriação são demoradas, o Estado precisaria depositar judicialmente os valores, o que não fez até hoje na sua totalidade, e ainda aguardar as contestações dos proprietários das terras. Portanto, de concreto nós temos mesmo os oito quilômetros liberados nesta semana, e mais 14 quilômetros entre Gaspar e Navegantes, conforme falou o ministro, onde os trabalhos caminham em ritmo lento, mas caminham. Ficariam faltando, portanto, mais de 50 quilômetros de duplicação. Não é querer ser pessimista, mas é que o histórico da obra e a condição econômica do país nos levam a acreditar que a duplicação completa é ainda um sonho sem data. 

Asfalto na Garuba

O vereador Wilson Lenfers (PSD) quer um projeto de drenagem e pavimentação da Estrada Geral da Garuba, no bairro Gaspar Grande. A indicação 297/2019 entrou na pauta da sessão desta terça-feira (18) e depois será encaminhada ao Executivo. Lenfers promete conversar sobre o assunto com o deputado estadual, Ricardo Alba (PSD). Na semana passada, Alba recebeu entidades empresariais que buscam sensibilizar os prefeitos Kleber Wan-Dall e Mario Hildebrandt pela mesma iniciativa. "Os moradores da Estrada Geral da Garuba enfrentam sérios problemas com a referida via, tais como poeira e lama. Além do imenso tráfego de veículos, por ser uma via que liga os municípios de Gaspar e Blumenau, servindo de rota alternativa para muitos motoristas", argumenta o vereador. Em maio, Lenfers perguntou à Prefeitura de Gaspar se havia um projeto para pavimentar o trecho. A resposta foi negativa. Enquanto isso, patrola e caminhão-pipa por lá. 

Moções mirim

A Câmara de Vereadores Mirim de Gaspar vai entregar oito moções de congratulações e aplausos nesta quarta-feira (19). Até aí, tudo bem. Do ponto de vista de reconhecimento é um exercício de cidadania dos jovens e até, penso eu, a escolha é dos vereadores mirins. Todavia, os indicados são quatro vereadores da atual legislatura, o atual prefeito, mais dois ex-prefeitos e um ex-vereador. Será que só tem político para homenagear? 

13º salário

Quase R$ 2,7 milhões estão sendo injetados na economia de Gaspar nesta quarta-feira (19) por conta do pagamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo municipal. São 1.900 servidores ativos e 80 aposentados da prefeitura, Fundação Municipal de Esportes e Lazer e Samae. A antecipação do 13º salário é um indicativo de bom desempenho das finanças e de reconhecimento aos servidores municipais. O pagamento foi antecipado em dez dias.