Encontro PSD
-
(Fotos: )
data-filename="retriever" style="font-family: "Helvetica Neue", Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 13px; width: 100%;">
Já mirando as eleições deste ano e as possibilidades de participar dos pleitos, assumir novos desafios ou fortalecer suas bases, os partidos já estão em movimento de pré-campanha eleitoral. Reuniões ocorrem com mais frequência e todos se mostram alvoroçados. Na noite de quinta-feira (10), o Partido Social Democrático (PSD) de Gaspar reuniu seu diretório municipal, filiados e simpatizantes para um encontro no Salão de Eventos do Hotel Raul's. O Presidente do PSD municipal, Marcelo Brick, em sua fala, destacou a importância das mulheres na política e o fortalecimento do diretório, que tem vislumbrado um bom crescimento em Gaspar. O encontro também referendou 25 novas filiações entre elas lideranças dos bairros Alto Gasparinho, Gaspar Alto, Barracão e Figueira. O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, se fez presente ao evento.
Eleições I
As disputas internas no MDB catarinense continuam repercutindo em todo o Estado e podem respingar aqui em Gaspar. A divisão entre a bancada estadual e a direção do partido tem provocado fraturas expostas no maior partido do Estado. Os deputados querem apoiar o governador Carlos Moises à reeleição, que assinou ficha no Republicanos esta semana, e a outra ala trabalha com o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, oficialmente pré-candidato ao governo. Prefeitos que desejam concorrer a uma vaga no legislativo estadual, como Kleber Wan-Dall, enfrentam o dilema de renunciar sem ter clareza do futuro partidário. As incertezas no MDB também enfraquecem a nominata de candidatos. Enquanto o prazo legal para renúncia vai se esgotando (31 de março), os emedebistas continuam tentam aparar as arestas.
Eleições II
Nesta semana, uma reunião da executiva estadual do MDB, com as bancadas, não teve avanços na busca pelo consenso. O prefeito Kleber Wan-Dall avalia, junto às pessoas mais próximas, a renúncia da prefeitura, que vive um dos melhores momentos de gestão e avanços, para concorrer por um partido que não consegue se entender a nível estadual. Quem participou da reunião mensal do MDB comenta o discurso contundente de Kleber Wan-Dall e o desabafo de que precisa se apoiar em deputados de outros partidos, como Ismael dos Santos (PSD) para conseguir agendas com secretários estaduais do MDB. "Temos uma bancada grande do partido, com influência direta no Governo, e mesmo assim não conseguimos liberar recursos para os mais de R$100 milhões em projetos que temos prontos", teria desabado o prefeito.
Federalização da FURB
O Plenário da Câmara de Gaspar aprovou na terça-feira (8) Moção de Apelo 5/2022 para que avance a proposta de federalização da FURB (Universidade Regional de Blumenau). O projeto, apresentado em outubro de 2021 pelo Senador catarinense, Jorginho Melo (PL), que está em pauta no Ministério da Educação (MEC). A moção, que partiu do gabinete da presidente da Câmara, Franciele Back (PSDB), foi assinada pelos vereadores Alex Burnier (PL), Amauri Bornhausen (PDT), Dionísio Bertoldi (PT), Júnior Hostins (MDB), Chico Anhaia (MDB), Giovano Borges (PSD), Dr. Júnior de Carvalho (MDB), Mara da Saúde (PP) e Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB).
Gaspar 88 anos: homenagens
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação/Zuchi (dir) com o diretor da Escola Honório Miranda, Dioney Luiz Fernandes
Em comemoração aos 88 anos de Gaspar, a ser celebrado no dia 18 de março, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por propositura do deputado estadual, Celso Zuchi (PT), irá promover na próxima segunda-feira,dia 14, às 19h, na E. E. B. Professor Honório Miranda, uma solenidade oficial em que serão homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do município. A principal homenageada, em nome da educação pública, será a Escola Professor Honório Miranda, que vai sediar o evento. Também serão homenageados IFSC, Epagri, Paróquia São Pedro Apóstolo, a professora Viviana M. Schmitt dos Santos (in memorian), o ex-prefeito Evaristo Francisco Spengler (in memorian), Ofélia Maria Campigotto, Maria Teresinha Ramos, Sérgio Prebianca e Heleni Pazetti. O evento será aberto à comunidade. O deputado Celso Zuchi diz que tem orgulho de ter sido aluno da instituição. Com a sessão solene, além de valorizar a educação pública, o deputado pretende cobrar efetivamente mais atenção do poder público às demandas da comunidade escolar.
Deixe seu comentário